Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina continua com previsão de chuvas fracas para esta semana

O município de Lençóis segue no combate ao vírus | FOTO: Jornal da Chapada |

jc2
Na Chapada Diamantina e Norte também há aumento da nebulosidade e previsão de chuvas | FOTO: Jornal da Chapada |

Para os próximos dias o tempo na Bahia seguirá instável, pois a massa de ar quente e seco continua enfraquecida, aumentando assim as chances de ocorrer chuvas em praticamente todo o Estado. Além disso, uma frente fria que está avançando pelo Sudeste brasileiro e sul da Bahia, juntamente com a umidade procedente da região amazônica, deverá colaborar na intensificação dessas chuvas, principalmente no Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul.

As temperaturas permanecem elevadas (máximas de até 38°C), sobretudo no Oeste e São Francisco. Esse acréscimo nas temperaturas e umidade do ar aumentam também as chances de que estas chuvas venham acompanhadas de trovoadas nessas áreas do Estado. Na Chapada Diamantina e Norte também há aumento da nebulosidade e previsão de chuvas, porém de fraca intensidade, pois a massa de ar quente e seco (mesmo enfraquecida) continua influenciando o tempo nessas áreas.

Já no Recôncavo e Nordeste, o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas fracas e em áreas isoladas. As temperaturas nessas regiões permanecem elevadas, com máximas podendo chegar aos 33°C, enquanto que, temperaturas mais amenas são esperadas em algumas localidades da Chapada Diamantina e Sudoeste, com mínimas podendo chegar aos 16°C.

Mesmo com essa previsão de chuvas mais intensas para os próximos dias, não se descartam os riscos de ocorrer queimadas em grande parte do Estado. Desse modo, mantém-se o alerta quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, uma vez que uma simples fagulha pode dar origem a uma grande queimada, podendo trazer danos sociais, econômicos e ambientais irreversíveis para a região.

Para Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas permanecerão estáveis (mínimas de 22°C e máximas 30°C), a previsão é de céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas fracas, podendo ocorrer em áreas isoladas. Com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas