Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Programa de televisão mostra trilha pelo Vale do Pati em reportagem especial; veja vídeo

A viagem pela trilha foi feita a partir do Guiné, em Mucugê, com a ajuda de mulas e burros, já que no Pati não há como trafegar com veículos | FOTO: Montagem do JC |

A trilha pelo Vale do Pati, na Chapada Diamantina, foi o tema de uma reportagem especial do programa Bahia Rural, da Rede Bahia. O caminho, aberto por desbravadores do Brasil Colônia, foi percorrido pelos tropeiros com a equipe de reportagem para contar um pouco sobre a vida e cotidiano do Vale do Pati. Os chapadões e a vegetação local chamaram a atenção dos jornalistas.

A viagem pela trilha foi feita a partir do Guiné, em Mucugê, com a ajuda de mulas e burros, já que no Pati não há como trafegar com veículos. Na reportagem foi possível conhecer a história de vida de Seu Eduardo, o mais velho tropeiro do Vale, que contou muitas histórias de aventura e curiosidades da região.

O Gerais do Rio Preto, com seus chapadões, e imagens de perder o fôlego, como a do Cachoeirão, com seus 260 metros de queda d’água, que encanta os visitantes que vão para o Pati. A vida das comunidades, onde as famílias se reúnem em frente suas casas para contar causos e histórias. A equipe ainda conseguiu uma receita tradicional dos moradores. O pão caseiro do Vale do Pati. Moradoras do Vale mostraram como se faz a massa que é procurada por turistas de todo o mundo.

O forró pé de serra dos Filhos de Dona Raquel, Agnaldo, André e João, também foi mostrado na reportagem. E foi com um pouco da história de Dona Raquel, uma das mais antigas moradoras do Pati e referência da região, que a matéria especial do programa de TV foi encerrado.

Jornal da Chapada

Confira o vídeo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas