Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Exposição fotográfica sobre o Paraguaçu passa por Marcionílio Souza, Itaetê e Andaraí em novembro

foto
As imagens aéreas do maior rio da Bahia, o Paraguaçu, foram registradas pelo fotógrafo Rui Rezende | FOTO: Reprodução/Rui Rezende |

A cidade de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, recebe desde a última segunda-feira (6) até o próximo domingo (12) a exposição fotográfica ‘De Onde Vem a Água que Você Bebe!’, no galpão localizado na praça Olegário Ferreira. Depois o mesmo evento segue para Itaetê, da próxima segunda-feira (13) até 19 de novembro, e em Andaraí, na Escola Edgard Silva, de 21 a 27 de novembro. As imagens aéreas do maior rio da Bahia, o Paraguaçu, registradas pelo fotógrafo Rui Rezende, farão parte da exposição’, que percorreu os municípios de Boa Vista do Tupim, Nova Redenção e Ibicoara.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), um dos órgãos e autarquia responsáveis pela gestão das águas na Bahia, apoiam a exposição, com o objetivo de fortalecer o uso consciente dos recursos hídricos. Durante a exposição, as pessoas podem conhecer o trajeto do Rio Paraguaçu, que nasce na Chapada, no município de Barra da Estiva e deságua na Baía de Todos-os-Santos, suas belezas, os seus afluentes, além do cotidiano dos moradores das cidades que estão às margens do rio e também a situação de danos ambientais.

De acordo com Rui Rezende, a escolha do título surgiu por conta da expedição em busca da nascente do Paraguaçu. “Foi um total de 22 horas e 40 minutos de voo, em nove dias, registrando o rio Paraguaçu, e também a nascente que brota a água que as pessoas usam”. O secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, disse que “as fotos de Rui Rezende retratam o olhar sutil e delicado de alguém sensível à preservação dos recursos naturais da Bahia. Por isso, a importância de continuarmos implantando políticas públicas para a gestão e proteção desses recursos naturais, como o Cadastro de Usuário de Água, uma forma de gerenciar e sensibilizar as pessoas sobre o uso consciente da água”.

Exposição reforça campanha
A exposição tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre o uso consciente da água. Além disso, reforça a campanha do Cadastro de Usuário de Água, que contempla, além da Bacia Hidrográfica do Paraguaçu, a do Recôncavo Norte e Inhambupe, e a Bacia dos Rios Verde e Jacaré. O Cadastro Estadual de Usuário de Recursos Hídricos visa conhecer os diversos usos e usuários de água de uma determinada região ou bacia, o que permitirá formar um banco de dados, e identificar os usos predominantes, quem são e onde se concentram os usuários.

O objetivo é fazer o levantamento de todos os usuários que fazem captação, lançamento, barramento ou interferências diversas. Além do cadastro realizado através da visita de técnicos, o usuário também pode se cadastrar no módulo on-line do Cadastro de Estadual de Usuários de Recursos Hídricos (CERH), no Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos (SEIA), no endereço www.sistema.seia.ba.gov.br. Jornal da Chapada com informações são da Sema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas