Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Secretário de Utinga busca melhorias para rede municipal de ensino durante visita a Brasília

foto
Guilherme de Cássio participa de evento em Brasília e revela que conseguiu encontrar soluções para diversos problemas da educação no município | FOTO: Reprodução |

O ‘FNDE em Ação’, evento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que começou na última segunda-feira (6) e vai até quinta (9), conta com a participação do secretário de Educação de Utinga, cidade da Chapada Diamantina, Guilherme de Cássio, que foi até a Brasília para buscar melhorias para o ensino municipal. Além das oficinas e palestras, o secretário da administração ‘Utinga de Todos’, do prefeito Joyuson Vieira (PSL), afirma ter conseguido encontrar soluções para diversos problemas do município por meio dos atendimentos individualizados.

O encontro ‘FNDE em Ação’ segue até quinta-feira na capital federal | FOTO: Divulgação |

Dentre os problemas estão pendências do Plano de Ações Articuladas (PAR), deixadas pela gestão anterior, que poderiam prejudicar o município no acesso ao novo ciclo do programa, já em fase de planejamento. A semana de capacitação visa preparar os gestores municipais e suas equipes para uma melhor gestão dos programas para a educação. Estão sendo abordados temas como alimentação escolar, biblioteca na escola, caminho da escola, compras governamentais (registro de preço nacional), dinheiro direto na escola, Fundeb, livro didático, plano de ações articuladas, Proinfância, salário-educação, Siope (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação) e transporte escolar.

“Como o momento é de crise, não podemos perder a oportunidade de conhecer a fundo todos os programas nacionais para a educação. O Brasil inteiro encontra-se reunido, para que se possa levar aos municípios o máximo de ações, com a devida condição, não repetindo erros da gestão anterior que poderiam ter nos deixado fora do PAR, com pendências em construção de quadras [medidas inferiores na estrutura], escola [não aplicou devidamente louças e metais] e a creche Proinfância, construída praticamente abaixo de uma rede de alta tensão”, disse Cássio.

Para ele um planejamento eficaz poupa o município de situações como essas. “Volto para Utinga com muito mais obrigações e demandas que quando vim a Brasília”, concluiu. Na pauta do secretário ainda esteve a visita de outros órgãos como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde protocolou um pedido seu e do refeito Joyuson para que Utinga seja local de aplicação das provas do Enem em 2018. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas