Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cachoeiras impressionam visitantes após chuvas que amenizaram clima na região

buracao
Em Ibicoara, a cachoeira do Buracão, uma das mais famosas da Chapada, está com grande volume de água | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Os turistas que buscam as cachoeiras de toda a Chapada Diamantina se surpreenderam esta semana ao se depararem com o grande volume de água nelas. Segundo moradores, começou a chover forte em algumas cidades da região no último fim de semana. Em Ibicoara, a cachoeira do Buracão, uma das mais famosas da Chapada, está com grande volume de água desde a última segunda-feira (13).

Os moradores da região informaram ainda que começou a chover forte na cidade na noite do último domingo (12). A trilha para conhecer a cachoeira, que tem 85 metros de altura, tem sido feita apenas no trajeto por cima, já que para chegar até a queda d’água os visitantes precisam entrar no cânion do rio ou passar por estreita ponte e por pedras, o que se torna perigoso com grande volume de água.

Leia também
Chuvas na Chapada Diamantina levam esperança à população; níveis de rios e cachoeiras sobem
Chapada: Forte chuva forma cachoeiras na Serra do Sincorá e encanta moradores e turistas; veja vídeos

Em Rio de Contas, no sul da Chapada, a cachoeira Brumado também está com grande volume de água. Choveu forte no município na segunda-feira. A cachoeira tem a maior queda d’água da cidade, com cerca de 90 metros em quatro saltos. Na metade da Estrada Real, que fica no caminho entre Rio de Contas e Livramento, dá pra ver da pista a enorme queda d’água. Assim como as cachoeiras do Fraga e Véu de Noiva, ambas também ganharam volume.

Em Morro do Chapéu, no norte da região, a cachoeira do Ferro Doido, a mais famosa da cidade, também tem grande volume na queda de água. Ela está localizada a cerca de 18 quilômetros da cidade. Ainda conforme moradores, durante a maior parte do ano a cachoeira tem pouca água. Dependendo da época, aparecem quatro quedas que se parecem com uma escada, até desembocar em um cânion, seguindo ao encontro com o rio Jacuípe. Jornal da Chapada com informações do G1BA.

Imagem da Cachoeira do Buracão com muita água

Confira o vídeo das cachoeiras se formando na Serra da Batava em Ibicoara

Cachoeira Véu da Noiva após a chuva em Livramento de Nossa Senhora

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas