Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Governador entrega recuperação da BA-555 que levará desenvolvimento ao Vale do Jiquiriçá

foto6
Rui disse que foram investidos R$ 4 milhões para a recuperação da estrada | FOTO: Carol Garcia/GOVBA |

Cidade pequena, onde menos de cinco mil habitantes sobrevivem praticamente da cadeia produtiva da agricultura familiar, Lafaiete Coutinho, no Vale do Jiquiriçá, está ligada por uma nova estrada até o entroncamento com a BR-116. O governador Rui Costa entregou os 13 quilômetros da BA-555 completamente recuperados, na manhã desta segunda-feira (20). Rui disse que foram investidos R$ 4 milhões para a recuperação da estrada porque a rodovia é importante para o desenvolvimento da cidade. “Eu tenho certeza que esse acesso traz tranqüilidade, conforto e segurança para a população”.

O governador recebeu pedidos da prefeitura e a resposta veio na hora. “Podem fazer os projetos para a recuperação do entreposto da Polícia Militar, da delegacia e do galpão, para a implantação de um indústria, que nós vamos ajudar vocês. A Sudic [Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado] pode ter algum projeto pronto do tamanho que a empresa precisa. Também vamos assinar o convênio para a reforma e melhoria do Hospital de Jaguaquara”.

Quem precisa chegar rápido ao hospital Prado Valadares, em Jequié, o mais próximo de Lafaiete Coutinho, também não enfrenta mais pistas esburacadas. Motorista de ambulância, Luiz Carlos Lima diz que a nova estrada pode salvar vidas. “Para chegar ao Hospital Prado Valadares eu demorava 40 minutos. Agora, eu gasto menos de 20 minutos, do posto de saúde até o hospital. Esse tempo ganho na estrada pode salvar uma vida”.

Desenvolvimento econômico
Com a nova estrada, os pequenos agricultores podem levar seus produtos para serem comercializados nos centros urbanos maiores. Gerente de um supermercado, Anderson Brandão diz que, com os pequenos agricultores melhorando sua renda, circula mais dinheiro na cidade. “Com nova estrada, a economia toda melhora. Os comerciantes tinham despesa com manutenção de veículos. Os produtores também têm uma renda melhor e vêm comprar no comércio local. Então, a nova estrada é importante para todos nós”.

Edvandro de Jesus é responsável por uma loja de materiais de construção. “Com a nova estrada, melhorou para a gente vender para quem não mora no centro e melhorou para os produtos chegarem. São coisas pesadas, cimento, pisos, lajota, ferro. Então, os fornecedores reclamavam muito da estrada. Agora não reclamam mais. Chega tudo mais rápido”. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas