Ícone do site Jornal da Chapada

Hildete de Britto Lomanto, ex-primeira-dama da Bahia, morre aos 93 anos

foto
Detinha Lomanto se destacou pelos trabalhos sociais que desenvolveu ao lado do esposo político, Antonio Lomanto Junior | FOTO: Divulgação |

Hildete de Britto Lomanto, ou simplesmente, Detinha Lomanto faleceu, na noite desta quarta-feira (22), aos 93 anos. Primeira-dama da Bahia entre os anos de 1963 e 1967, Dona Detinha sempre foi uma esposa atuante na vida política de seu marido, Antonio Lomanto Junior, que, além de Governador do Estado, foi vereador e prefeito da cidade de Jequié por três mandatos, deputado estadual, deputado federal e senador da república. Nascida em Jequié, Detinha Lomanto se destacou pelos trabalhos sociais que desenvolveu ao lado do esposo político, o qual acompanhou de perto durante toda a sua trajetória, em Jequié, Salvador e Brasília.

Enquanto primeira-dama, ela foi presidente da Legião Brasileira de Assistência (LBA) na Bahia, órgão que, posteriormente, deu origem às Voluntárias Sociais aqui no estado. Com ações inesquecíveis de solidariedade, algumas realizadas no antigo estádio da Fonte Nova, Detinha Lomanto reunia milhares de pessoas em grandes eventos, para distribuição de donativos e brinquedos para as crianças. No natal, era tradicional subir num caminhão ao lado do marido para distribuir presentes em bairros periféricos da capital e do interior.

Neste fim de ano, é esse legado de fraternidade e amor que Hildete Lomanto deixa de presente para seus 5 filhos, 10 netos e 12 bisnetos. O velório acontece nesta quinta-feira (23) no PAX Internacional, a partir das 14h, e o sepultamento está marcado para sexta-feira (24), às 10h, no cemitério São João Batista, ambos em Jequié. D. Detinha faleceu 1 dia antes do aniversário de 2 anos de morte do seu esposo e grande amor, Lomanto Junior.

Governador manifesta pesar
Em agenda na cidade de Iuiu, nesta quinta-feira (23), o governador Rui Costa utilizou as redes sociais para manifestar pesar pela morte da ex-primeira-dama. “É com tristeza que recebo a notícia da morte da ex-primeira-dama da Bahia, Hildete de Britto Lomanto. Quero manifestar meu pesar à família Lomanto e aos amigos. A despedida de uma mãe é sempre muito dolorosa. Detinha Lomanto, como era conhecida, realizou um trabalho bonito pelos baianos à frente da Legião Brasileira de Assistência (LBA), que tempo depois deu origem às Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA)”, escreveu o governador em seu perfil oficial no Facebook.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas