Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Projeto que cria campus da Ufba em Cajazeiras é aprovado em comissão da Câmara

federal
O deputado autor do projeto salienta a importância de novas vagas para as universidades e aponta para o desenvolvimento social e econômico de Cajazeiras | FOTO: Divulgação |

O projeto de lei (nº 289/2015) do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que prevê a criação de campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro Cajazeiras, em Salvador, foi aprovado pela Comissão de Educação da Câmara, nesta quarta-feira (22). O parecer foi dado pela deputada Ana Perugini (PT-SP) que defendeu que a peça auxilia na expansão do ensino público universitário no país. Para Assunção, a aprovação do texto é mais uma vitória para a população de Salvador. “Principalmente para a juventude negra da capital. Pois o bairro de Cajazeiras possui mais de 80 mil habitantes e a localidade tem um comércio ativo e toda a atmosfera para ter uma universidade federal”, frisa o parlamentar.

Em sua justificativa, o deputado petista salienta a importância de novas vagas para as universidades e aponta para o desenvolvimento social e econômico de Cajazeiras. “Foi o primeiro bairro planejado de Salvador e precisa crescer mais. Sem dúvida, um campus da Ufba ajudará nisso”, completa Valmir. No parecer, a deputada paulista Ana Perugini defendeu a ampliação de vagas em unidades federais. “Precisamos ampliar as vagas para cumprirmos o pactuado no PNE [Plano Nacional de Educação] e ofertar mais oportunidades educacionais à nossa população”, justificou a parlamentar.

Conforme informações, após a análise da Comissão de Educação, o projeto sobre a criação do campus da Ufba em Cajazeiras segue para ser aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), e depois para as comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Se acatado, não precisará da apreciação no plenário da Câmara Federal.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas