Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Festival de música eletrônica Ressonar acontece entre 2 e 11 de janeiro em Piatã

A ideia foi melhorar para oferecer uma experiência ainda melhor para os ‘Ressonânticos’.

foto1
Em novo espaço, o festival da Chapada Diamantina aguarda 1,5 mil pessoas em Piatã, próximo ao pico mais alto do Nordeste | FOTO: Divulgação/Hermes Comunicação |

A chama viva de Woodstock, hoje legada aos festivais de música eletrônica, ilumina o pico mais alto do Nordeste entre os dias 2 e 11 de janeiro. As serras bucólicas do município de Piatã são o palco da décima edição do Festival Ressonar, que acontece todo ano na Chapada Diamantina. Destino de fãs da contracultura e do universo trance, o evento artístico reúne dezenas de atrações do Brasil e outros países para comemorar uma década de realização, sempre em períodos de lua cheia.

Quase duas mil pessoas são esperadas para a edição de 2018, que conta com uma nova estrutura de camping, praça de alimentação gourmet e três pistas de dança, além de espaços para a exibição de filmes, jogos cooperativos e palestras, na única cidade baiana onde faz frio no verão. Localizada num platô de 1,5 mil metros de altura, Piatã é conhecida por alguns dos melhores café do Brasil – degustados pela cúpula do Vaticano em 2015. O acesso ao Ressonar pode ser feito com segurança pelos aeroportos e rodoviárias de Salvador, Vitória da Conquista e Lençóis.

“O Ressonar é inspirado no Fusion, um festival conceituado da Alemanha”, conta o organizador do evento, Uirá Meneses. Filho de um produtor de festivais de rock que hospedou Janis Joplin em sua visita à praia de Arembepe, nos anos 1970, Uirá está levando adiante a tradição paterna. “Estamos nos consagrando como uma referência no universo dos festivais de música alternativos. Vamos receber um público com pessoas de mais de vinte nacionalidades, inclusive famílias”, ele conta.

Confira mais fotos de divulgação

A responsabilidade ecológica é uma das prioridades da organização, que promove iniciativas como a instalação de banheiros secos e cercas ecológicas no local, distribui canecas recicláveis durante o evento e conta com o trabalho da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral) para combater incêndios florestais na região. “Piatã é uma área de nascentes, com extrema relevância ambiental, por isso adotamos essas medidas como regra para o festival”, explica Uirá.

“Emancipação” é o lema da próxima edição do Ressonar, no sentido de amadurecimento da organização e da experiência que ele pretende proporcionar ao público, superando obstáculos como longas distâncias e a mudança de local. Realizado em Lençóis (BA) desde 2007, o Ressonar foi transferido para Piatã no ano passado. O novo local surpreendeu organizadores e público, na estreia, por melhorias significativas em termos de instalações, acampamento e espaços de convivência.

“Os moradores de Piatã receberam bem o festival e foram muito acolhedores com os ressonantes na última edição”, lembra Uirá. A cidade de 20 mil habitantes, com três hospedarias e uma rodoviária de porte médio, tem atrativos turísticos que podem ser visitados durante o evento. O Pico do Barbado (o mais alto do Nordeste), que está a 40 km do centro e chega a 2 mil metros de altura; as Cachoeiras do Patrício e do Cochó; e as fazendas de café são alguns atrativos do turismo local. Para hospedagem no centro do município, as reservas precisam ser feitas com antecedência, em pousadas ou casas para alugar, pois a procura deve aumentar consideravelmente no período do evento.

Outra opção para quem prefere não acampar no festival é se hospedar em Lençóis, a 180 km, de onde sairão vans diariamente, por estradas em boas condições (BR 242 e 122). A oferta de hotéis, pousadas e hostels, além de restaurantes e outros serviços turísticos, é maior em Lençóis, considerada porta de entrada para a Chapada Diamantina. O percurso, no entanto, é de pelo menos duas horas até o festival. O público esperado é de 1,5 mil a duas mil pessoas na próxima edição.

Sobre o Ressonar
Produzido a cada ano na lua cheia de janeiro, o Ressonar nasceu de uma rede de conhecidos grupos de artistas, místicos, ambientalistas e realizadores que juntando seus ideais e fantasias decidiram criar um festival na Chapada Diamantina. Site: http://ressonar-festival.com.br/. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas