Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Encontro em Salvador reúne gestores municipais dos territórios de identidade

foto1
O secretário Jerônimo Rodrigues salientou a agenda pelo diálogo sobre a aplicação das políticas públicas que repercutem no desenvolvimento do meio rural | FOTO: Ascom/SDR |

O resultado da parceria firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) com os municípios baianos para apoiar a agricultura familiar foi avaliada durante encontro que reuniu prefeitos e secretários municipais de Agricultura e técnicos dos 27 territórios de identidade da Bahia. O evento aconteceu no Bahia Rural Contemporânea – VIII Feira Baiana de Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (Febafes), que está sendo realizado no Parque de Exposição de Salvador, até este domingo (3). O secretário Jerônimo Rodrigues salientou a grandiosidade da agenda pelo diálogo sobre a aplicação das políticas públicas que repercutem no desenvolvimento do meio rural.

“Para desenvolvermos de forma efetiva nosso rural baiano, temos que firmar parcerias, compartilhar projetos e ações, e os municípios são fundamentais nesse processo”. Rodrigues observou ainda que foi uma agenda de continuidade focada no desenvolvimento da economia rural e na inclusão social dos agricultores familiares. “O diálogo contribui para qualificar o trabalho realizado pelas secretarias municipais, principalmente, neste primeiro ano de gestão dos prefeitos eleitos”. No encontro, na quarta-feira (29), foram apresentadas pelas áreas da SDR as políticas públicas oferecidas para os agricultores familiares, a exemplo da Ater, regularização fundiária, inclusão socioprodutiva, apoio a agroindústria, entre outras.

Nos municípios, Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (Semaf) atuando de forma integrada ao Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), cria bases em nível local para potencializar o desenvolvimento da Agricultura Familiar de forma sustentável e solidária. Para o prefeito de Antônio Cardoso, Território de Identidade Portal do Sertão, Antônio Mário, a parceria entre Estado e município contribui, efetivamente, para aplicações das políticas públicas voltadas ao meio rural. “Nosso município está localizado no semiárido, o que nos faz enfrentar muitas dificuldades com a agricultura familiar na região. Com essa parceria, nossa secretaria tem conseguido avançar nas ações que beneficiam o rural. Temos a consciência que sozinhos não conseguimos caminhar”. As informações são da SDR.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas