Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ações para revitalização da bacia do Rio Utinga são articuladas pelo governo e comissão de defesa

capa
Durante a reunião foram pontuadas questões importantes para a preservação dos rios Utinga, Bonito e Santo Antônio | FOTO: Divulgação/Sema |

Para pensar ações articuladas e estruturantes que promovam a revitalização da sub bacia do rio Utinga e garantam a disponibilidade de recursos hídricos para a região centro sul, a Secretaria do Meio Ambiente do estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizaram, em Salvador, no último dia 28 de novembro, uma reunião integrada para apresentação de propostas. Durante a reunião foram pontuadas questões importantes para a preservação dos rios Utinga, Bonito e Santo Antônio, a exemplo da situação do abastecimento humano, pontos de captação, faixa de vazão mínima, Cadastros de Usuários de Água, entre outras.

Participaram representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR), Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio da Embasa e Cerb, Casa Civil e a Comissão de Defesa do Rio Utinga, formada por representantes da sociedade de civil e poder público municipal. De acordo com o titular da Sema, Geraldo Reis, “com essa iniciativa, o Governo do Estado reafirma o compromisso em relação às medidas socioambientais favoráveis ao Rio Utinga, e amplia o debate para avançar nas questões acerca dos recursos hídricos na região da Chapada Diamantina”.

Também presente na reunião, realizada na terça-feira (28), o presidente da comissão do Rio Utinga, Wilson Pianissoli, salientou que, “o diálogo foi importante e as reivindicações trazidas pelas representações locais para a busca da perenização do Rio Utinga foram recebidas com responsabilidade pelos gestores estaduais”. Participaram também do diálogo, os prefeitos dos municípios de Andaraí, Dario Magalhães, de Lençóis, Heleno Ferreira, de Lajedinho, Marcos Mota, e do município de Wagner, Elter Bastos. As informações são da Sema.

Veja imagens da reunião

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas