Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Seabra é o nono município baiano a receber o projeto ‘Escolas Culturais’; confira fotos

capa
Com a presença do governador, a iniciativa reuniu a comunidade estudantil do município em um evento com apresentações teatrais, dança, música e poesia | FOTOS: Camila Souza/GOVBA/Montagem do JC |

O Colégio Estadual de Seabra, na Chapada Diamantina, foi transformado em um centro para fortalecimento da arte e cultura, nesta sexta-feira (1º), a partir da implantação do projeto Escolas Culturais. Com a presença do governador Rui Costa, o lançamento da iniciativa reuniu a comunidade estudantil do município em um evento marcado por apresentações teatrais, dança, música e poesia. Rui destacou que o colégio passa a representar “um espaço para arte e cultura dos alunos da rede estadual e municipal e também da comunidade. Nosso objetivo é que a escola se transforme em um equipamento para a cidade inteira. Que ela se transforme em um local de lazer e cultura, com sala de cinema e espaço para apresentações de teatro. Queremos unir educação, cultura e esporte. Tudo isso transforma a vida do povo, melhorando a capacidade criativa da juventude”.

O colégio possui cerca de 1,2 mil alunos do 1° ao 3º ano, distribuídos entre a unidade localizada na sede do município e os prédios anexos, nas comunidades de Velame e Boa Vista. Na opinião do estudante Ivanildo Souza, 18 anos, “o Escolas Culturais vai trazer mais cultura e conhecimento para todos nós. Vai permitir que as novas gerações de alunos fiquem mais integradas com a escola”. O Colégio Estadual de Seabra é a 9ª unidade de ensino do estado a receber o projeto. A iniciativa promove o acesso de crianças e jovens a atividades artísticas e culturais. Além disso, viabiliza a requalificação da escola para que ela seja um local de produção e representação da diversidade cultural do Território de Identidade em que se encontra.

Confira galeria de imagens

1 / 12

Na oportunidade, o governador ainda garantiu a construção de uma quadra coberta, refeitório e ampliação do auditório da escola. Também serão viabilizados cursos técnicos para professores e reformas estruturais, entre outros benefícios. O diretor do colégio, João Bina, revelou que o projeto é a realização de um sonho. “A maior integração entre a comunidade e a escola é o desejo de todo profissional da área de educação. Hoje, a comunidade veio para a escola e já demonstra abraçar essa proposta que vai mudar a realidade de cada um dos alunos, professores e familiares”.

Educar para Transformar
O projeto, que faz parte do Programa Educar para Transformar, é uma iniciativa conjunta das secretarias estaduais da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Casa Civil, viabilizada pelo Fundo de Combate à Pobreza. O objetivo é fortalecer e dinamizar as escolas, por meio da cultura, em benefício e com a participação da comunidade. O lançamento em Seabra teve a presença dos secretários estaduais da Educação, Walter Pinheiro; de Relações Institucionais, Josias Gomes; de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner; de Cultura, Arany Santana; e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas