Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Cerveja de umbu faz sucesso no Bahia Rural Contemporânea

cerveja
O responsável pela bebida que vem atiçando o paladar dos baianos é o jovem Emanuel Messias Almeida, cervejeiro da comunidade tradicional Serra da Besta, município de Uauá | FOTO: Reprodução |

Os amantes de uma boa cerveja vão se deliciar com a cerveja de umbu no Quiosque da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), presente no Bahia Rural Contemporânea 2017. Nesta edição, a cooperativa lança o Chope de Umbu. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), segue até o próximo domingo (3), no Parque de Exposição de Salvador, em paralelo à 30ª edição da Fenagro.

O aposentado Pedro Sodré, após provar a cerveja declarou: “Uma cerveja encorpada, com sabor marcante e que, gelada, caiu na minha graça. Vim conferir porque foi indicação de um amigo e vou sair daqui levando algumas pra casa e uma de presente pra ele”. Mario Bestetti, consultor de projetos, também foi conferir a bebida pela primeira vez: “Forte, com personalidade e sabor sertanejo. Bem gelada caiu muito bem com o calor baiano. O umbu aparece sutilmente, o que dá estilo à cerveja. É uma bebida que sai do nível de consumo da massa para o nível das grandes cervejas”.

Sabor o sertão
O responsável pela bebida que vem atiçando o paladar dos baianos é o jovem Emanuel Messias Almeida, cervejeiro da comunidade tradicional Serra da Besta, município de Uauá. Ele conta que na primeira vez que a cerveja foi fabricada a Coopercuc forneceu somente a polpa: “Mas não nos contentamos em apenas fornecer a matéria-prima, queríamos mais e buscamos outras alternativas, nos capacitamos, aprendemos o processo de fabricação e desenvolvemos a receita de umbu, com estilo Saison. A cerveja de umbu tem matéria-prima e essência baiana”.

A Cerveja e o Chope de Umbu podem ser apreciados na Praça Gastronômica do Bahia Rural Contemporânea, que traz também pratos típicos e diversificados do interior baiano, a exemplo dos Cortes Especiais de Cordeiro e Espetinho de Bode; Carne Defumada de Caprino; Ostra; Maniçoba; Linguiça de Sardinha; Peixe com Aipim; Moquecas e Godó – prato à base de banana d’água com carne seca; além dos tradicionais Beijus, Mingaus e petiscos variados.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas