Ícone do site Jornal da Chapada

Universidade para Todos terá 60% dos recursos ampliados na Bahia, informa governo

upt
O UPT é um programa do Governo do Estado que prepara jovens e adultos egressos e cursistas do 3º ano da rede pública de ensino para o ingresso no Ensino Superior, por meio de curso gratuito com formato de pré-vestibular | FOTO: Arquivo/Secom |

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) vai ampliar em 60% os recursos destinados ao Programa Universidade Para Todos (UPT), passando de R$ 10 milhões para cerca de R$ 16 milhões, em 2018, por meio do Fundo de Combate à Pobreza. O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (1º), pelo subsecretário da Educação, Nildon Pitombo, durante o seminário ‘Universidade Para Todos (UPT) 2017 – Efetivação da igualdade de oportunidades’, promovido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador. O UPT é um programa do Governo do Estado que prepara jovens e adultos egressos e cursistas do 3º ano da rede pública de ensino para o ingresso no Ensino Superior, por meio de curso gratuito com formato de pré-vestibular.

“Esse aumento de recursos significa dizer que haverá maior possibilidade de diálogo com novas instituições de Ensino Superior, para que tenhamos mais parceiros e, consequentemente, mais condições de atender e ampliar a perspectiva de que as pessoas que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio possam se imaginar entrando na universidade. A lista de interessados é grande”, destacou o subsecretário, ressaltando o papel das instituições ligadas ao programa. “É preciso agradecer às nossas universidades estaduais pela parceira, pelo esforço, pelo compromisso e pela determinação de fazer cumprir um amplo programa de inclusão e acesso à Educação Superior”.

O pró-reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Márcio Campos, comentou sobre a importância da realização do encontro. “Hoje, graças a estratégias do programa e outras ações de políticas afirmativas os nossos estudantes da rede pública estão alcançando a universidade pública. E é isto que a gente quer: a democratização do Ensino Superior para que eles possam ascender socialmente”.

Inclusão social
A professora de Biologia Miríades Silva, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), também destacou a importância do UPT. “Trata-se de um programa relevante dentro das políticas de inclusão social no nosso estado e, a partir do momento que comecei a me integrar das suas ações, vi a importância dele para a formação dos jovens que não têm acesso à continuidade de informações e construção de conhecimento após a conclusão do Ensino Médio”.

Atuando como monitor no Universidade para Todos no município de Gandu, o estudante Ademora Silva disse como o programa oportuniza o acesso ao Ensino Superior. ”É uma iniciativa que abre portas para quem sonha entrar na universidade e não tem muitos recursos. Através desses cursos, os estudantes ganham conhecimento, se fortalecem e o resultado é um grande número de alunos da rede pública aprovado por conta de uma política pública tão importante”, afirmou estudante, que pretende entrar em uma faculdade pública de Direito. As informações são da SEC.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas