Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Professores do Ifba de Jacobina apresentarão pesquisa sobre sustentabilidade na Espanha

ascom
Equipe de trabalho com os professores e pesquisadores Jonei, Naedja, Raimison, Talita, Tércio e Beliato | FOTO: Divulgação/Ifba de Jacobina |

Integrantes do grupo de pesquisa Automação, Eficiência Energética e Produção do Ifba de Jacobina, município da Chapada Norte, tiveram quatro artigos científicos aprovados para apresentação no ‘Qualicer 2018’, evento mundial voltado para a qualidade de produtos como azulejo e cerâmica, que acontecerá entre 12 e 13 de fevereiro em Castellón, na Espanha. Com foco na sustentabilidade, a partir do reaproveitamento de resíduos advindos da indústria mineradora e de pedras ornamentais, os estudos apresentam possibilidades de utilização desses materiais em outras áreas, a exemplo de pisos, revestimento e telhas.

Contando com a colaboração dos estudantes Rodrigo Neves, Igor Souza, Jander Lopes e Maria Clara, do curso técnico de eletromecânica, as pesquisas são autoria dos professores do referido curso Raimison de Assis (doutor em engenharia), Tércio Graciano (doutor em engenharia), Jonei Marques (doutorando em engenharia de minas) e Naedja Pontes (doutoranda em geologia), ao lado da docente de mineração Talita Gentil (doutoranda em geologia) e de Beliato Campos (doutorando em física), atual coordenador de pesquisa do campus, além de Flánelson Monteiro (doutorando em engenharia), do Ifba de Irecê.

Em um dos artigos, os pesquisadores chamam atenção para a quantidade de resíduos resultado da exploração de ouro no município de Jacobina: cerca de 5 mil toneladas por dia. “A maioria das empresas de mineração não apresenta tecnologia ou aplicação economicamente viável que permita a reciclagem do resíduo mineral, o que degrada o meio ambiente. A proposta deste trabalho é aproveitar os resíduos para a produção de pisos e revestimentos cerâmicos”, destaca trecho do resumo.

Segundo o docente Raimison, líder do grupo e atual coordenador do extensão do Campus Jacobina, participar do ‘Qualicer’ será uma oportunidade para estabelecer parcerias para o Ifba. “Já temos contato com pesquisadores da Espanha e França. Queremos criar oportunidades de intercâmbio para nossos alunos”, destaca. Os anais do evento estão classificados com Qualis A, que contempla periódicos de referência internacional, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), revelando a qualidade da produção intelectual dos docentes e pesquisadores envolvidos. As informações são da assessoria do Ifba de Jacobina.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas