Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Dados divulgados pela SSP apontam que registros de ataques a bancos diminuíram em 9,1%

capa
O maior registro de queda no número de ataques aconteceu na região oeste da Bahia | FOTO: Arquivo/Jacobina Notícias |

Ataques a bancos na Bahia caíram 9,1% entre janeiro e outubro deste ano, em relação ao mesmo período de 2016. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a queda é reflexo da desarticulação de nove quadrilhas envolvidas em ataques a instituições bancárias no estado e ao trabalho conjunto entre as forças policiais. Nos dez primeiros meses de 2016, foram registrados 88 ataques a bancos enquanto em 2017, considerando o mesmo período, o número foi de 80. A redução foi ainda maior se comparado o ano de 2015 e 2016, caindo de 252 para 115 ocorrências.

Ao considerar os anos anteriores a 2017, no entanto, as ações criminosas ficaram mais fortes neste mês. Entre 2 e 7 de dezembro, foram registrados oito ataques com explosões em cofres e terminais eletrônicos. Foram alvo dos criminosos agências de Camamu, Malhada, Araci e distrito de Pilar, no município de Jaguarari. Segundo o Diretor do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) na Bahia, o delegado Marcelo Sansão, 75 prisões de pessoas ligadas às quadrilhas de ataques a bancos foram feiras.

“De janeiro a outubro, tivemos um aumento de 1,4% das prisões, 72,2% nos óbitos de membros de quadrilhas que resistiram à ação da polícia e 80% de aumento na desarticulação de quadrilhas em relação ao mesmo período de 2016”, revelou delegado ao jornal A Tarde. Ainda de acordo com as informações, no ano passado foram desarticuladas cinco quadrilhas que agiam no ataque a bancos. O maior registro de queda no número de ataques aconteceu na região oeste da Bahia. Os números tiveram um impacto significativo entre janeiro e outubro, passando de 12 casos, em 2016, para duas ocorrências em 2017, registrando uma redução de 85,7%. Com informações do A Tarde e redação do Bahia Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas