Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada Diamantina com previsão de chuvas fortes; tempo na Bahia continua instável

chuva
Não é descartada a possibilidade de chuvas mais intensas em algumas localidades da Chapada Diamantina | FOTO: Arquivo/Daniel Publicidade |

Nos próximos dias, o tempo na Bahia continua instável, pois os elevados índices de temperatura e umidade do ar mantêm o céu encoberto e chuvoso na maior parte do Estado. Além desse tempo quente e úmido, nas regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) também deve intensificar a nebulosidade e as chuvas. Em algumas localidades dessas regiões, a exemplo do Oeste e São Francisco, as altas temperaturas (com máximas de até 36°C) poderão contribuir para que essas chuvas venham acompanhadas de trovoadas.

Vale lembrar que, a ZCAS é o sistema meteorológico responsável por trazer umidade da região amazônica, formando uma extensa faixa de nebulosidade, com chuvas mais intensas, que se estende desde a Amazônia, passando pelas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste brasileiro, até o Oceano Atlântico. Na Bahia, esta Zona, normalmente, atua no final da primavera e parte do verão, contribuindo para a ocorrência e intensificação das chuvas, sobretudo na faixa centro-sul e oeste do Estado.

Para as regiões Sudoeste e Sul do Estado, onde o predomínio também é de céu encoberto e chuvoso, além da influência da ZCAS, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico também deverão contribuir para que essas chuvas ocorram. Para as demais regiões da Bahia, onde esses sistemas atuam com menos intensidade, o predomínio é de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas. Mesmo assim, não se descarta a possibilidade de chuvas mais intensas em algumas localidades da Chapada Diamantina.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico deverão manter o céu nublado a parcialmente nublado, as temperaturas se manterão elevadas, com valores variando entre mínimas de 23°C e máximas de 33°C. Com isso, não se descarta a possibilidade de ocorrer chuvas na capital baiana. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas