Ícone do site Jornal da Chapada

Estudantes da rede estadual são selecionados para competição internacional de Robótica

foto1
A etapa regional do torneio será realizada no Sesi do bairro do Retiro, em Salvador, nos dias 23 e 24 de janeiro | FOTO: Divulgação |

Estudantes da oficina de Robótica, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, localizado no Colégio Estadual da Bahia (Central), no bairro de Nazaré, foram selecionados para participar da etapa região do Torneio de Robótica First Lego League. Trata-se de um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida. A etapa regional do torneio será realizada no Sesi do bairro do Retiro, em Salvador, nos dias 23 e 24 de janeiro. A etapa nacional será no mês de março, no Paraná, e credenciará os vencedores para a participação em torneios realizados em diferentes países, a exemplo dos Estados Unidos, Austrália e Dinamarca, com datas a serem anunciadas.

Criado em 1998 pela First, em parceria com o Grupo Lego, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. A equipe Robograma, do CJCC de Salvador, formada por dez estudantes, está finalizando os últimos detalhes para a apresentação, que vai contar com um robô Lego e um projeto de pesquisa voltada para o tema do torneio: Hidrodinâmica.

O professor de Robótica, Elton Barreto, fala que a participação em um torneio deste nível é uma conquista muito importante para os estudantes que, mesmo no período de férias escolares, estão envolvidos no aperfeiçoamento do robô. “Estamos desenvolvendo um projeto para a competição, no qual pretendemos estar aptos a realizar todas as missões determinadas pelo torneio. Também vai ser apresentado um projeto de pesquisa que busca reaproveitar a água que fica na pia, como parte de um dos quesitos da prova que leva o tema ‘Hidrodinâmica’. Esperamos nos classificar e participar da etapa nacional, no Paraná, e quem sabe representar a Bahia em algum torneio em outros países”, destacou.

Em sua primeira competição, o estudante do 1º ano, Ítalo Gabriel, 15 anos, que estuda no Colégio Estadual da Bahia (Central) e faz a oficina de Robótica no CJCC, fala da expectativa de participar do torneio. “Sempre tive interesse por eletrônica e participar da oficina de Robótica é uma oportunidade de aprender muito sobre o assunto. Estou muito empolgado com a nossa participação do torneio e estamos preparados para ficarmos bem colocados na competição”, disse.

A etapa nacional será no mês de março, no Paraná | FOTO: Divulgação |

Premiados
Os estudantes que fazem cursos e oficinas nos Centros Juvenis estão se destacando em diversas competições de Robótica. Para se ter uma ideia, em 2017, projetos apresentados pelos estudantes dos Centros Juvenis de Salvador, Itabuna e Vitória da Conquista conquistaram premiações nas categorias “Programação”, “Design” e Maker, na etapa Regional Bahia da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada durante a Campus Party, em Salvador. O prêmio de melhor programação ficou com a equipe “Robograma 09”, de Salvador, o de design foi para a equipe de Itabuna e o Maker, para os estudantes de Vitória da Conquista.

Já os projetos desenvolvidos pelos estudantes do CJCC de Vitória da Conquista, o Robótica Educacional e o Choices, receberam Menção Honrosa na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em julho, em Belo Horizonte, ficando entre os 12 que receberam a honraria em todo o país.

O Choices é um jogo interdisciplinar de cartas digitais sobre hábitos alimentares saudáveis, que proporciona uma ação educativa capaz de despertar nos estudantes a consciência para o cuidado com a saúde. Já o projeto de Robótica Educacional oferece a possibilidade de realização, por exemplo, de uma programação com a placa de arduíno (plataforma de hardware e software, criada para auxiliar no ensino de eletrônica), visando ampliar o acesso de jovens a novas experiências educativas.

O foco é o estudo do aplicativo da Robótica para o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade. Além dos Centros em Salvador, Itabuna e Vitória da Conquista, a rede estadual conta, também, com o CJCC em Barreiras e Senhor do Bonfim. Os Centros Juvenis beneficiam estudantes com cursos e oficinas ministrados no turno oposto os quais estão matriculados no ensino regular. As informações são da SEC.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas