Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Fogo consome vegetação na região de Barra da Estiva; voluntários se mobilizam para combate

fogo1
As chamas consomem área do Rio Paraguaçu e segue descendo em sentido à Mata dos Freitas – o que preocupa os brigadistas já que se trata de área de vegetação densa | FOTO: Divulgação |

O início de 2018 já dá uma amostra do que vem pela frente se não tiver uma política rigorosa de prevenção a incêndios florestais na Chapada Diamantina. Nesta terça-feira (2 de janeiro), um foco de incêndio foi registrado na região do município de Barra da Estiva. As chamas consomem área do Rio Paraguaçu e seguem descendo em sentido à Mata dos Freitas. Brigadistas voluntários do município e de outros da região já se mobilizam para o combate e estão preocupados com o alastramento do fogo.

A preocupação é que as chamas, que estão indo para a Mata dos Freitas, atinjam essa região de vegetação densa. “Já queimou até uma área que tinha mais de 15 anos que não queimava. Atingiu nascentes e é bastante preocupante”, salienta um dos brigadistas envolvidos no combate. Ainda conforme relatos, o fogo não pode atingir a Mata, pois ela é grande e se as chamas chegarem é combate para mais de uma semana. Brigadistas voluntários estão montando um esquema para conter o incêndio o mais rápido possível.

Jornal da Chapada

Imagens do fogo em Barra da Estiva

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas