Ícone do site Jornal da Chapada

Pode chover na Bahia nos primeiros dias de janeiro; Chapada deve registrar menores temperaturas

foto1
Durante a noite e nas primeiras horas da manhã são esperadas temperaturas mais amenas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste | FOTO: Jornal da Chapada |

As condições do tempo previstas para esses primeiros dias de janeiro na Bahia, deverão ter algumas mudanças, principalmente em relação às chuvas. Mesmo com a atuação de uma massa de ar quente seco, a umidade vinda da região Amazônica e as temperaturas elevadas devem contribuir para a formação de nebulosidade e ocorrência de chuvas em algumas regiões, a exemplo do Oeste e São Francisco, onde o predomínio deverá ser de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas.

Além disso, as altas temperaturas (com máximas variando de 34°C e 36°C) também poderão contribuir para intensificar essas chuvas, principalmente no Oeste baiano, onde não se descarta a possibilidade de trovoadas. Nas regiões Sudoeste e Sul do Estado, onde também há previsão de chuvas fracas, além das altas temperaturas (máximas oscilando de 30°C a 35°C), quem também deve contribuir para ocorrência dessas chuvas é a umidade vinda do Oceano Atlântico.

Nas demais regiões do Estado, quem continua predominando é a massa de ar quente e seco, o que deverá manter o céu ensolarado e com poucas chances de chuvas. Além de deixar o tempo seco, a permanência desse sistema também está influenciando nas temperaturas, mantendo-as elevadas, com máximas variando entre 30°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste) e 36°C (no Norte, Nordeste e Recôncavo). Mesmo assim, durante a noite e nas primeiras horas da manhã são esperadas temperaturas mais amenas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 18°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde não são esperadas mudanças significativas, ou seja, a previsão continua sendo de tempo quente e de poucas chances de chuvas, as temperaturas deverão variar entre mínimas de 23°C e máximas de 33°C. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas