Ícone do site Jornal da Chapada

#Carnaval: Estadunidense é destaque entre finalistas no concurso ‘Deusa do Ébano’ do Ilê Ayê

deusa
Sheryland Neil, de 35 anos, é uma das 16 finalistas que vai participar da Noite da Beleza Negra em Salvador | FOTO: Divulgação/G1 |

O concurso de beleza ‘Deusa do Ébano’ para o Carnaval 2018, do bloco afro Ilê Ayê, tem dado o que falar. Uma das 16 finalistas divulgadas na 39ª Noite da Beleza Negra chama a atenção. É a estadunidense Sheryland Neil, de 35 anos. Ela, nascida em Atlanta, estado da Georgia, nos Estados Unidos, e atualmente morando em Pittsburgh, na Pensilvânia, é a primeira estrangeira na história a se inscrever no concurso. Em entrevista ao G1, a norte-americana contou que, para ela, o concurso que escolhe a Deusa do Ébano significa a validação da existência, da história e da representatividade do negro.

“É uma validação da história, comunidade, da linha comum da ancestralidade, autoconhecimento, e uma validação da existência”, diz Sheryland, que possui uma empresa de filmes e tem formação em teoria da comunicação, jornalismo, filmes e tecnologia digital. A norte-americana conta que se apaixonou pelas rainhas da Beleza Negra em 2016, quando esteve em Salvador pela primeira vez, junto com um grupo de batucada que ela tem em Pittsburgh, chamado Timbeleza. “Entrei em um prédio, no Pelourinho, e vi as rainhas da Beleza Negra dançando. Foi quando eu descobri sobre as Deusas do Ébano”, relembra.

Leia também
Chapada: Lençoense se classifica para a final do concurso ‘Deusa do Ébano’ em Salvador

Para Sheryland, mesmo em Salvador a representatividade dos negros é desproporcional. “Eu percebi que a televisão em Salvador não mostra muitas pessoas com descendência africana perceptível, apesar do fato da maioria da população da cidade ter descendência africana. A representatividade dos negros na mídia é muito desproporcional – o mesmo acontece nos Estados Unidos”, disse ao G1BA. A norte-americana diz que ficou surpresa ao descobrir que foi a primeira estrangeira a se inscrever no concurso.

“Eu pensei que certamente não poderia ser a única atraída pelo concurso. Mas parece que eu fui a única atraída o suficiente para me inscrever. Será uma experiência encantadora, certamente! Estou muito ansiosa por isso!”, exclama. Quando perguntada se já imaginou qual seria a reação dela se for eleita a Deusa do Ébano, Sheryland não segurou a empolgação. “Meu Deus! Seu eu ganhar, alguém vai ter que me carregar. Ou eu voarei de alegria ou irei desmaiar no chão. De qualquer jeito, alguém vai ter que me carregar”, falou. A Noite da Beleza Negra do Ilê Ayê será realizada em 20 de janeiro, na Senzala do Barro Preto, localizada no bairro da Liberdade. Jornal da Chapada com informações da G1BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas