Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Peça celebra cinco anos com participação especial dos Filhos de Gandhy e cortejo Afro

peça
Para completar a celebração, a peça ‘Compadre de Ogum’ contará com as participações especiais dos Filhos de Ghandy e do Cortejo Afro | FOTO: Divulgação/Diney Araújo |

A peça ‘Compadre de Ogum’, que tem adaptação e direção de Edvard Passos, celebra cinco anos em cena. Nos próximos sábados, dias 20, 27 de janeiro e 3 de fevereiro , às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha, a obra será interpretada. Na temporada a entrada custa apenas um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Núcleo de Assistência à Criança com Câncer (Nacci). Para completar a celebração, a peça contará com as participações especiais dos Filhos de Ghandy e do Cortejo Afro.

Como revela o diretor Edvard Passos, eles estavam presentes na concepção inicial do espetáculo. “A participação do Gandhy e do Cortejo é uma vontade antiga. Quando o projeto de Compadre de Ogum nasceu em 2013, as duas entidades carnavalescas já estavam conosco dando suporte e respaldo. Ou seja, Compadre de Ogum sempre nutriu esse namoro com o Gandhy e o Cortejo. É um retorno às origens e a realização de um sonho”, disse ele. A cantora Matilde Charles também faz uma participação especial.

“Mathilde Charles traz elegância e sofisticação à peça. É um toque de fino trato, um carinho, um amor, uma presença de Oxum, um aprimoramento que estou tendo o grande prazer e a responsabilidade de inserir. O canto e a presença de Mathilde, por si só, contaminam e despertam em todos os artistas o que há de melhor em cada um”, enfatizou Edvard.

Colóquios
Além das apresentações, serão realizados dois colóquios na Fundação Casa de Jorge Amado, sobre a obra do grande autor baiano. Os colóquios acontecem nos dias 17 e 24.01, às 16h, com entrada franca. Dia 17/01, às 16h, com entrada franca, na Fundação Casa de Jorge Amado – Palestra do diretor Edvard Passos que terá como tema o artigo ‘Compadre de Ogum: o papel da cidade de Salvador e da Igreja Primeira de Santana na construção da poética do espetáculo’. Com capacidade para 60 pessoas e duração 1h30min, o colóquio tem como público-alvo encenadores, estudantes de teatro, arquitetura e urbanismo, dramaturgos e estudiosos da obra de Jorge Amado.

Dia 24/01, às 16h, com entrada franca, na Fundação Casa de Jorge Amado Colóquio sobre a obra ‘Os Pastores da Noite’, com participação do diretor Edvard Passos, da diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, Angela Fraga e de dois escritores convidados. O público presente será incentivado a interagir com os participantes. Com capacidade para 60 pessoas e duração 1h30min, o colóquio tem como público-alvo estudantes de literatura, acadêmicos e estudiosos da obra amadiana.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas