Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Nível da Barragem de Sobradinho aumenta após chuvas do fim de 2017

nivel
Depois de chegar a 2% do volume útil em novembro do ano passado, o maior reservatório do Nordeste agora atinge o nível de 11,67% da capacidade de armazenamento | FOTO: Divulgação |

As chuvas dos últimos meses nas cabeceiras do Rio São Francisco fizeram com que a barragem de Sobradinho, no norte da Bahia, aumentasse o volume de água captada. Depois de chegar a 2% do volume útil em novembro do ano passado, o maior reservatório do Nordeste agora atinge o nível de 11,67% da capacidade de armazenamento.

A situação melhorou na barragem, pois uma bomba de captação de água foi instalada em dezembro de 2017 no ponto de captação do canal da batateira, que fica em uma área dentro do lago de Sobradinho. Nos anos de boas chuvas, a bomba de captação não era necessária, uma vez que a água já seguia pelo canal através da gravidade.

A quantidade de água que entra na barragem é de 860 metros cúbicos por segundo e estão saindo 600. A vazão considerada ideal em períodos de normalidade é de 1.300 metros cúbicos. Segundo a Chesf, das seis turbinas, apenas duas estão em funcionamento para geração de energia. Jornal da Chapada com informações do G1BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas