Ícone do site Jornal da Chapada

Em São Paulo, Rui Costa compartilha experiência de obras de mobilidade na Bahia

rui
O governador Rui Costa durante atividade na capital paulista | FOTO: Eudes Benício/GOVBA |

Os principais projetos de transporte e deslocamentos em vias urbanas na Bahia foram apresentados pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (22), durante o 2º Seminário de Mobilidade Urbana, realizado pelo jornal Folha de São Paulo, na capital paulista. Rui foi o único governador da região nordeste a participar do evento que reuniu urbanistas, consultores, secretários estaduais e municipais de transportes, além de representantes de institutos ligados ao setor.

Ao lado do secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni; do urbanista e consultor de trânsito e transporte, Flamínio Fichmann; e do presidente da divisão de mobilidade urbana da CCR, Leonardo Vianna, o governador explicou o modelo adotado na Bahia. “É preciso acertar na modelagem, o atual não atende ao interesse dos brasileiros. Acreditamos que adotamos o mais eficaz, mas que ainda enfrenta resistência, que é a PPP – Parceria Público Privada, com riscos compartilhados para quem vai executar as obras, inclusive pelo não cumprimento dos cronogramas. Desta forma, a empresa vencedora busca o melhor resultado através da eficiência”, reforça.

Rui também defendeu um pacto de Estado para atrair investidores nacionais e internacionais e criticou a realidade existente no país atualmente. “O que se faz hoje é pacto de Governo e não de Estado. Isso não avança. O mercado reage mal e o país não avança”, disse. Para ele, um dos grandes males do Brasil é a insegurança jurídica.

Rui Costa encerrou sua participação reforçando que o conceito de mobilidade urbana é mais amplo que apenas oferecer transporte público. “Temos que enxergar que nos grandes centros a mobilidade urbana promove não apenas a melhoria da qualidade de vida, mas também um novo vetor de desenvolvimento e geração de emprego e renda para as pessoas”. O posicionamento do governador baiano foi elogiado pelo presidente do metrô de São Paulo, Paulo Menezes, que também destacou que “a Bahia é um exemplo de projeto metroviário bem sucedido no Brasil”.

Durante o evento, Rui anunciou que até o dia 30 de janeiro será publicado o edital de licitação do trecho do VLT, que liga o Comércio até Paripe, com aproximadamente 19 quilômetros de extensão. Entre as principais obras de mobilidade urbana na Bahia está o metrô Salvador-Lauro de Freitas. Além disso, em breve será entregue a Via Barradão e, ainda no primeiro trimestre do ano, a entrega de mais um trecho da Linha Azul, na capital.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas