Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Exposição fotográfica reúne registros de memória dos 40 anos do Movimento Negro da Bahia

foto1
Ato pelas cotas raciais na UFBA | FOTO: Lázaro Roberto |

Preservar a memória é uma das formas de construir a história e é com esse intuito de resgatar quase 40 anos de luta da população negra baiana por direitos civis, que o Zumvi: Arquivo Fotográfico disponibiliza registros de 1980 a 2015, dos fotógrafos e ativistas baianos Lázaro Roberto e Jônatas Conceição, em exposição intitulada Memórias de Resistências Negras pelas Lentes do Zumvi. A abertura para visitação será às 18h, nesta terça-feira (23), no Museu Afro Brasileiro/UFBA, no Largo Terreiro de Jesus (Escola de Medicina da UFBA), em Salvador.

Mulheres contra o racismo | FOTO: Jônatas Conceição |

A abertura contará com uma apresentação da exposição pelo coordenador artístico, curador e fotógrafo responsável, Lázaro Roberto, e um bate-papo sobre as resistências negras da Bahia. A mostra apresenta um trabalho de preservação da memória do povo negro através de imagens fotográficas que retratam ações do Movimento Negro na Bahia. “A exposição retrata memórias históricas do Movimento Negro do final do século XX e hoje é uma contribuição para o processo de reconhecimento do povo afrodescendente diante da sua história”, afirma Lázaro.

Nelson Mandela | FOTO: Lázaro Roberto |

Compondo a exposição, a instalação Punhos Cerrados consiste em um ambiente interativo no qual o visitante poderá acessar manifestações históricas do Movimento Negro na Bahia a partir de um gesto emblemático: erguendo um braço com o punho fechado — gesto que foi consagrado pelos Panteras Negras dos Estados Unidos. A atmosfera rememora o histórico de lutas e conquistas da população negra baiana e promove a reflexão sobre a necessidade da continuidade, diante do atual cenário político do país.

Oficina de Pinhole e Fotografia Artesanal
A inscrição deve ser feita através do link https://goo.gl/forms/JgwvfhbntOkvukXD2. Os inscritos deverão levar uma lata de alumínio (pode ser de leite) vazia para produção durante oficina.
Data: A confirmar e divulgar na página do Facebook do Zumvi – Arquivo Fotográfico.
Número de vagas: 20.
Público alvo: estudantes de escolas públicas.
Carga horária total: 12 horas.
Facilitador: Lázaro Roberto.

Serviço
O quê: Exposição Memórias de Resistências Negras pelas Lentes do Zumvi.
Quando: 23 de janeiro (até dia 2 de março).
Onde: Museu Afro Brasileiro/UFBA, no Largo Terreiro de Jesus – Pelourinho (Escola de Medicina da UFBA).
Quanto: Grátis.
Classificação: Livre.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas