Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Vereador de Ipirá denuncia negligência médica na UPA e no hospital do município

foto
Laelson Neves diz que uma senhora ficou cega do olho esquerdo por falta de atendimento na UPA; o caso será levado ao MPE e ao Conselho Regional de Medicina | FOTO: Divulgação |

O vereador do município de Ipirá, Laelson Neves (PMDB), denunciou o descaso com a saúde pública na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Municipal nesta quarta-feira (31). De acordo com o parlamentar, a senhora Maria de Jesus, de 46 anos, ficou cega do olho esquerdo por falta de atendimento na UPA e que o fato será levado ao conhecimento do Ministério Publico Estadual (MPE) e ao Conselho Regional de Medicina (CRM). O edil também lamentou a morte da gestante que não teve atendimento adequado na saúde pública do município.

“Duas gestantes do São Roque, deram entradas no Hospital de Ipirá, na última semana, e infelizmente não foram atendidas com a devida atenção, a dona de casa Jacira veio a óbito e a segunda gestante continua internada em estado grave com hemorragia. Estão matando nosso povo. O prefeito Marcelo Brandão [DEM] tem obrigação de verificar o que está acontecendo com a UPA e com a saúde pública do nosso município”, disse.

O edil acusa um dos médicos da UPA de ter sido negligente e de ter agido com descaso no atendimento no último dia 5 de janeiro. Laelson Neves relatou que foi procurado por familiares da paciente que feriu o olho em uma árvore e depois de ser atendida da UPA, continuava sentir fortes dores. A senhora disse ao edil, que o médico passou apenas um colírio e mandou que ela retornasse para casa.

Conforme informações da Tribuna da Bahia, o vereador acompanhou a senhora até a cidade de Feira de Santana, no último dia 26 de janeiro, para uma avaliação com um especialista oftalmologista, de lá, a senhora precisou ser encaminhada com urgência para o HGE em Salvador, para retirada do olho. De acordo com um áudio enviado pelo esposo de Maria Jesus, a alegria de sua companheira desapareceu do seu rosto e que a senhora não quer falar com ninguém, pois a tristeza tomou conta após o fato ocorrido.

O esposo da dona Maria relatou no áudio que a sua esposa perdeu o olho esquerdo por falta de atendimento adequado na UPA. “Vamos processar todas as pessoas que negligenciaram no atendimento”, desabafou o esposo. O vereador relatou que o oftalmologista que atendeu a senhora em Feira de Santana, disse que por causa da demora no atendimento o olho esquerdo de dona Maria Jesus começou a se atrofiar. O edil disse que a senhora vai receber um olho artificial. Uma proteste será colocada para que ela possa viver esteticamente melhor. As informações são da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile