Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Festa de Iemanjá acontece nesta sexta e leva multidão para o Rio Vermelho

O acesso à praia ficará fechado desde o dia 1º de fevereiro | FOTO: Reprodução |

foco1
Uma alvorada de fogos de artifício, às 5h, marcou a chegada do presente principal oferecido a Iemanjá pela Colônia de Pescadores Z1 | FOTO: Divulgação/Turismo em Foco |

A tradicional Festa de Iemanjá, realizada no Rio Vermelho, bairro de Salvador, há mais de 20 anos, começou cedo como sempre. Centenas de fieis foram reverenciar a Rainha do Mar. Esse momento é especial para a cultura baiana, mas também reúne representantes de diferentes partidos, sindicatos, movimentos sociais e autoridades. Os políticos aparecerão para saudar a entidade do candomblé nesse 2 de fevereiro. Uma alvorada de fogos de artifício, às 5h, marcou a chegada do presente principal oferecido a Iemanjá pela Colônia de Pescadores Z1, que fica no Largo de Santana.

A oferenda é uma gigante estrela-do-mar feita por um artista plástico que não teve o nome divulgado. A procissão para a entrega do presente principal e dos cerca de 600 balaios dos milhares de devotos será às 15h30. Nos últimos anos têm sido realizadas campanhas de conscientização para que as pessoas adotem presentes sustentáveis para jogarem ao mar, a sugestão é oferecer flores 100% naturais.

Há também quem deposite seus presentes direto no mar do Rio Vermelho, e aqueles que preferem deixar na Colônia de Pescadores, que fica no Largo de Santana. Mas é certo que a esse evento religioso e cultural não perdeu a força, mesmo com a modernidade. Jornal da Chapada com informações de G1BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas