Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Direção de hospital responde caso de suposta negligência médica em Ipirá

upa
O vereador do município, Laelson Neves, denunciou o atendimento na UPA e no Hospital Municipal | FOTO: Arquivo/Ipirá FM |

O caso noticiado sobre uma suposta negligência em atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Ipirá, na semana passada, foi motivo de uma reunião para última segunda-feira (5). Esteve presente o médico que estava no plantão, no atendimento à senhora Maria de Jesus, de 46 anos, da região de Pai Miguel, que acabou perdendo um dos olhos após complicações. Inclusive, o vereador do município, Laelson Neves (PMDB) denunciou o atendimento na UPA e no Hospital Municipal. De acordo com o parlamentar, a senhora ficou cega do olho esquerdo por falta de atendimento na UPA.

A coordenadora de enfermagem da UPA, Jane Campos, afirmou ter estado “inquieta” após ouvir o posicionamento do vereador na última sexta (2). A conversa, que teve o tom de nota oficial por parte da coordenação da instituição de saúde, foi transmitida em programa de rádio local na segunda. Campos disse que não iria “negligenciar qualquer tipo de informação para elucidar acerca dos encaminhamentos”. Explicou que a UPA passa, há 20 dias, por um momento de “troca de gestão direta”, e que desde o mês de dezembro iniciou um processo de auditoria na unidade.

Nesse período, conforme disse, uma das medidas tem sido a qualificação no atendimento médico. “Seria precoce a gente iniciar qualquer tipo de resolução em relação à situação, identificando como negligência, ou equívoco no posicionamento do vereador [Laelson]. Não seria leal a gente dar qualquer norte a essa situação nesse momento. O que posso dizer é que iniciamos um processo de apuração dos fatos, e vamos elucidar”, afirmou.

Leia também
#Bahia: Morte de gestante durante trabalho de parto em Ipirá intriga moradores
#Bahia: Vereador de Ipirá denuncia negligência médica na UPA e no hospital do município

A coordenadora parabenizou o vereador pela atitude, o convidou para acompanhar o processo de mudança por qual passa a unidade de saúde, bem como se colocou à disposição do Legislativo, como um todo, para mostrar aos representantes da população ipiraense, esse momento de transição no comando da unidade de saúde. Campos informou que em março a UPA será “devolvida como era pra ter sido desde o início”.

O processo, de acordo com ela, envolve reestruturação da infraestrutura, estratificação (separação) no atendimento de crianças e adultos, e humanização no acolhimento do paciente. Quanto ao outro caso que ganhou repercussão a nível estadual, não houve nota, ou qualquer alusão a procedimento investigatório sobre a morte da parturiente Jacira Costa dos Anjos Néri, da região do São Roque, em 29 de janeiro, ocorrida no hospital municipal. Jornal da Chapada com informações do Ipirá Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas