Ícone do site Jornal da Chapada

Clima na folia do Momo será de temperatura elevada, mas com possibilidade de chuvas fracas na Chapada

Municípios da região compartilham o clima frio e quedas de temperaturas | FOTO: Divulgação |

folia
Na Chapada Diamantina e no norte do estado o tempo é influenciado pelos elevados índices de umidade e temperatura, embora com menos intensidade | FOTO: Jornal da Chapada |

Já é carnaval, e grande é a expectativa do folião de como vai ficar o tempo durante esse período. Aqui na Bahia, não são esperadas mudanças significativas, pelo menos nos primeiros dias, ou seja, continua a instabilidade causada pelas temperaturas elevadas e pela umidade vinda da região amazônica e do Oceano Atlântico. Com isso, o predomínio deverá ser de céu encoberto e chuvoso em grande parte do Estado.

Na Chapada Diamantina e no norte do estado o tempo é influenciado pelos elevados índices de umidade e temperatura, embora com menos intensidade. Com isso, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Por outro lado, nas regiões do Recôncavo e Nordeste, onde a massa de ar quente e seco, mesmo enfraquecida, ainda continua influenciando o tempo, o predomínio será de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas.

O tempo quente poderá contribuir para intensificar essas chuvas em algumas localidades, principalmente no Oeste e São Francisco, onde as temperaturas máximas deverão variar entre 33°C e 36°C, aumentando assim as chances de ocorrer trovoadas.

Vale lembrar que, a instabilidade causada pela umidade vinda da região amazônica está associada à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é o sistema meteorológico responsável por trazer umidade dessa região, formando uma extensa faixa de nebulosidade, com chuvas mais intensas, se estendendo desde a Amazônia, passando pelas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste brasileiro, até o Oceano Atlântico.

Na Bahia, esta Zona, normalmente, atua no final da primavera e parte do verão, contribuindo para a ocorrência e intensificação das chuvas, sobretudo na faixa centro-sul e oeste do Estado, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos dias. Jornal da Chapada com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas