Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Lorena celebra direito ao voto feminino e pede maior participação de mulheres

lorena
As mulheres passaram a ter direito ao voto após decreto do então presidente Getúlio Vargas | FOTO: Divulgação |

A vereadora Lorena Brandão (PSC), durante sessão ordinária na Câmara Municipal na última segunda-feira (26), tratou de lembrar o aniversário de 86 anos da conquista do voto feminino no Brasil. Para ela, o feito deve ser comemorado mesmo lembrando que ainda é pequena a participação feminina na política.

“As mulheres, hoje em dia, fazem parte e contribuem com o orçamento familiar, nós agora temos direito a participação em todos os setores da sociedade, mesmo sabendo que a mobilização ainda é limitada diante do tamanho do nosso eleitorado. Hoje, 53% dos eleitores do Brasil correspondem a mulheres, mas apenas oito vereadoras de 43 desta Casa fazem parte da Legislatura. Nós estamos fazendo história e vamos aproveitar este marco para pensar o motivo para elegermos tão poucas mulheres”, disse Lorena.

As mulheres passaram a ter direito ao voto após decreto do então presidente Getúlio Vargas, que permitia o direito básico ao voto somente às mulheres casadas (com autorização dos maridos) e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria. A celebração do “Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil” foi sancionada há três anos, por meio da Lei n.º 13.086/15.

Apesar do crescimento nos últimos tempos, ainda é pequena a participação feminina na esfera pública: para cada sete vereadores homens, há uma mulher nas câmaras municipais do País, e apenas 12% das prefeitas são mulheres. Além disso, pouco mais de 10% dos deputados federais são do sexo feminino. O País ocupa a posição 154º entre 193 nações no ranking da Inter-Parliamentary Union – uma associação dos legislativos nacionais de todo o mundo –, que mede a participação política das mulheres no mundo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas