Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Atriz Tônia Carrero morre aos 95 anos no Rio de Janeiro; corpo será cremado nesta segunda

foto
Tônia Carrero teve uma parada cardíaca e morreu na Clínica São Vicente | FOTO: Divulgação |

A atriz Tônia Carrero, de 95 anos, morreu na noite desse sábado (3) na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. Ela estava internada desde sexta-feira (2) para a realização de um procedimento cirúrgico simples, mas não resistiu a uma parada cardíaca. Por meio de nota, a direção da clínica confirmou a morte de Tônia Carrero. Tônia Carrero nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de agosto de 1922, e foi batizada como Maria Antonietta de Farias Portocarrero. Consagrou-se no teatro, cinema e televisão.

Sua estreia no palco foi com a peça Um Deus Dormiu Lá em Casa, no Teatro Brasileiro de Comédia, em São Paulo, ao lado do ator Paulo Autran, com quem mais tarde dirigiram uma companhia de teatro. Na TV, ficou conhecida na década de 1980 no papel da personagem Stella Fraga Simpson, da telenovela Água Viva, do autor Gilberto Braga. No cinema, fez diversos filmes, como Tico-Tico no Fubá e É Proibido Beijar. Seu último trabalho na televisão foi na telenovela Senhora do Destino, em 2004.

Mais informações
A morte da atriz Tônia Carrero, significa para seu neto, o diretor teatral Carlos Thiré, não um momento de tristeza, mas de saudade. Em entrevista à imprensa durante o velório da atriz, que está sendo realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Carlos disse que é difícil admitir que chegou o dia de se despedir da avó, a pessoa mais forte que conheceu em toda a vida. Ela conseguiu fazer da vida exatamente o que pretendeu, afirmou Carlos.

“Com isso, Tônia deixou um rastro de luz enorme que nós, que somos da família, bebemos, mas que todos da classe artística bebem, todos que lutaram na ditadura militar beberam.” Para Carlos, Tônia foi uma das criaturas mais livres com que ele já teve contato, parente ou não. “E essa mensagem fica com uma força incrível. Acho que ela já estava merecendo descansar; ela esticou a corda até onde não dava mais, e eu acho que isso tem a ver com a condição de saúde de meu pai [ator e diretor Cecil Thiré], porque ela, enquanto mãe, não abriu mão de cuidar dele até o último instante que foi possível”.

Segundo Carlos Thiré, a pessoa que Tônia foi não merece ser lembrada com tristeza. “Agora, neste momento, ela está melhor do que estava ontem”. Tônia Carrero, que estava com 95 anos, foi diagnosticada com hidrocefalia em 1999. A doença consiste em acúmulo de líquido, o que provoca pressão no cérebro e afeta os movimentos e a fala. Parentes, amigos, colegas de profissão e muitos fãs chegam ao teatro, a todo momento, para se despedir de Tônia. O corpo da atriz será cremado nesta segunda-feira (5), ao meio-dia, no Memorial do Carmo. Da Agência Brasil. Texto editado às 20h40.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas