Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Estudantes de dança de universidade dos Estados Unidos se apresentam em Lençóis

foto56
Algumas das dançarinas da Ohio University que farão uma apresentação especial no Teatro de Arena e devem cumprir diferentes agendas em Lençóis | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Estudantes do Departamento de Dança Contemporânea da Ohio State University (OSU), uma das instituições de ensino superior mais conceituadas dos Estados Unidos, estarão em Lençóis, na Chapada Diamantina, para realizar apresentações entre os dias 6 e 8 de março. Nesta terça-feira (6), os dançarinos farão uma apresentação especial no Teatro de Arena, no Centro Histórico da cidade, às 19h. A integração com o Grupo de Capoeira Corda Bamba acontecerá na quarta (7). E na quinta (8) eles visitarão a Escola Horácio de Matos, também na cidade, onde farão uma apresentação com duração de uma hora, antes de continuar a viagem.

A turnê prosseguirá até 17 de março, unindo intercâmbio cultural com a realização de encontros, workshops, visitação a projetos educacionais e culturais em Salvador. Os dançarinos, que passam por rigorosa seleção para serem aceitos na prestigiada escola norte-americana, também farão apresentações especiais no Projeto Neojibá, no Shopping Barra, na ACBEU, e na Escola Aberta do Calabar e Escola Evaristo da Veiga. As coreografias foram criadas com base em repertório musical que inclui jazz, hip-hop, charleston, bluegrass, rock e música folk.

Vídeo divulgado em redes sociais

As que serão apresentadas foram criadas pelo professor Daniel Roberts, titular do departamento de Dança da OSU, tendo como base a história comum entre o Brasil e os Estados Unidos. Estes países viveram a migração forçada de escravos, o que motivou diferentes formas de arte, derivadas pelas mesmas raízes culturais. A atuação dos dançarinos no Brasil faz parte do programa da universidade em parceria com a ACBEU. A professora Clara Ramos, coordenadora do programa de Português e cultura da ACBEU, espera contar com a presença de todos nestes eventos que certamente proporcionarão a todos uma troca cultural intensa, além do intercâmbio de ideias e vivências.

“Lençóis foi a única cidade escolhida para realização da apresentação de dança e integração cultural na Chapada Diamantina. Será um prazer receber os dançarinos da Ohio State University em sua passagem pela região”, disse a secretária municipal de Turismo e Cultura de Lençóis, Roberta Ferraz, da gestão municipal ‘Do jeito que o povo quer’, do prefeito Marcos Airton, o popular Marcão. Jornal da Chapada com informações de Assessoria.

Vídeo divulgado em redes sociais

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas