Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Chuva ameniza calor na região chapadeira e ajuda a apagar incêndio em Mucugê

chuva
A chuva deve continuar em diferentes localidades da Chapada Diamantina neste final de semana | FOTO: Montagem do JC |

As chuvas que têm caído na Chapada Diamantina, como as registradas no Vale do Capão, no município de Palmeiras, em Ibicoara, Andaraí, Utinga, Nova Redenção, Barra da Estiva, Seabra, Wagner, Jacobina e outras cidades chapadeiras deixaram o clima úmido. Quem agradeceu mesmo foi Mucugê, que vinha sofrendo com um incêndio florestal há alguns dias na área do Morro do Miguel.

De acordo com a chefe substituta do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), Marcela de Marins, o fogo foi considerado extinto nesta quinta-feira (8). O Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodivesidade (ICMBio), que administra o PNCD, coordenou os combates. “Nós consideramos controlado desde a quarta [7]”, disse ao Jornal da Chapada. Segundo as informações uma equipe de monitoramento ficou no local, após o rescaldo da fase de controle do incêndio. “Está chovendo em toda a região, está bem úmido”, afirmou Marins.

Apesar das formações de nuvens na região, não há mais registros de chuva na área do incêndio florestal | FOTO: Henrique Martins/Arquivo Pessoal |

Em locais como Barra da Estiva, a chuva mais forte chegou em boa hora, momento em que se inicia a maturação dos grãos de café, cultura forte no município, juntamente com o morango, que também se beneficiou com as águas. Já a população de Ituaçu esperava mais. “Não foi chuva para encher barragens, aguadas. Nossa irrigação é toda por poços artesianos e não teve chuva forte contínua para molhar a terra”, afirmou o estudante Phellipe Brito, que é natural de Ituaçu, mas estuda em Vitória da Conquista.

Nas cidades de Wagner e Utinga também a chuva foi boa para as comunidades rurais. “Wagner choveu ontem [quarta, 7] uma média de 10 milímetros. Em Utinga está nublado nesta quinta e já vem chuva para os lados de Tapiramutá que já acumula uma média de 87 milímetros nos dois últimos dias”, salienta o líder do Movimento dos Sem Teto (MSTS), Mourival José de Souza. De acordo com informações, a chuva deve continuar em toda a região, embora fraca e isolada, tanto na Chapada Sul, Central ou Norte. Motoristas devem redobrar a atenção nas estradas que cortam a região.

Jornal da Chapada

Vídeo da chuva em Iraquara

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas