Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Regularização de terreno ocupado em Iraquara é cobrada a Rui por líder de movimento

Líder do MSTS na Chapada Diamantina com o governador Rui Costa durante agenda em Utinga | FOTO: Facebook/GOVBA |

Durante atividade no município de Utinga, na Chapada Diamantina, o que não faltou para o governador Rui Costa (PT) foi demanda. Lideranças do Movimento dos Sem Teto (MSTS) que ocupam área do governo em Iraquara, por exemplo, pediram a celeridade na regularização das terras para que as mais de 1,8 mil famílias permaneçam definitivamente na fazenda inativa da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Para Mourival José de Souza, que esteve com o governador petista em Utinga, a situação é urgente.

“As pessoas estão vulneráveis, e o Estado precisa se atentar para isso. O local, que batizamos de ‘Estadão de Iraquara’, tem sofrido com furtos de materiais e tudo que se possa imaginar para forçar a saída das famílias que não têm para onde ir, essa que é a verdade”, dispara o líder do MSTS. Os manifestantes querem que o governo da Bahia libere a área em Iraquara para que eles continuem construindo suas casas e passem a viver nela.

Para o advogado Gilmário Machado é preciso que o governo de Rui Costa olhe com atenção essa situação e que considere as quase duas mil pessoas que estão esperando seguir suas vidas. Ele aponta que todos têm o direito à terra e que a área da EBDA está abandona há anos. “As famílias continuam esperando uma posição do governador para seguir no local. Temos o direito à nossa casa própria – é um direito que não podemos deixar de cobrar. E sabemos que o governador vai nos atender”, considera.

Mutirão adiado
Por causa da forte chuva que atinge a Chapada Diamantina, o mutirão marcado para este domingo (11) no ‘Estadão de Iraquara’ foi cancelado pelos manifestantes. Eles realizariam a ação para reconstruir as casas que foram destruídas em uma ação política de reintegração de posse. Uma nova data será marcada.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas