Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Marcha comemora Dia da Mulher com mais de 1,5 mil participantes em Itaberaba

capa23
O prefeito Ricardo caminhou ao lado das mulheres do Largo da Palmeira até o Anfiteatro da Praça do Rosário onde fez homenagens a mulheres de Itaberaba | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Mais de 1.500 mulheres participaram da primeira Marcha das Mulheres, realizada na cidade de Itaberaba, na Chapada Diamantina, na última sexta-feira (9). O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação, ambas do governo ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), além de movimentos sociais e outros segmentos da sociedade. A Marcha teve como objetivo comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

O prefeito Ricardo caminhou ao lado das mulheres do Largo da Palmeira até o Anfiteatro da Praça do Rosário, onde as participantes assistiram várias manifestações artísticas e culturais realizadas por adolescentes beneficiados nos programas sociais do município. Destaque para a apresentação das técnicas em Assistência Social e Psicologia, que deram um show de dança com uma coreografia abrangendo todos os ritmos musicais.

“Agradeço a todos que colaboraram pelo sucesso desse evento. Ao prefeito Ricardo que não mediu esforços para que a festa acontecesse. À secretária de Comunicação Ana Fabrícia de Matos pela maravilhosa parceria, a todos os funcionários da Secretaria de Ação Social pelo empenho e amor com que abraçaram essse evento. A todos os coordenadores e funcionários dos CRAS, CRAS Volante, CRAM, CREAS, Casa de Acolhimento, Criança Feliz, Conselho Tutelar, CMQPS, CDC, Ponto Cidadão e Cine, Agência Social, Casa dos Conselhos e SAJI, vocês foram imprescindíveis para o sucesso do evento”, disse a secretária de Ação Social e Cidadania, Lívia Oliveira.

A jornalista e ativista feminina baiana, Maíra Azevedo, conhecida como ‘Tia Má’, esteve durante as comemorações do Dia das Mulheres em Itaberaba | FOTO: Divulgação |

‘Tia Má’
Com muita irreverência e falando de maneira simples, para entendimento de todos, a jornalista e ativista feminina baiana, Maíra Azevedo, conhecida como ‘Tia Má’, esteve durante as comemorações do Dia das Mulheres em Itaberaba e palestrou no palco do anfiteatro, tendo o tema: ‘Nossa Força Tem Muitos Nomes’. Ela destacou a importância de empoderar mulheres para promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia, garantindo a melhoria da qualidade de vida das mulheres e homens, além da equidade de gênero e, conseqüentemente, o aquecimento da economia.

A ativista tem ganhado notoriedade devido à irreverência e bom humor ao tratar um assunto tão melindroso em nossa sociedade que é o empoderamento feminino. Mas, em Itaberaba, a sua palestra deixou o humor de lado, quando ela tocou no caso da menina que foi violentada pelos componentes da banda ‘New Hit’.

“É a primeira vez que a cidade realiza uma Marcha com esse propósito, achei muito importante. Nós mulheres, e homens também, precisamos compreender a importância dos Direitos das Mulheres. E essa luta não é só das mulheres, é de todas as pessoas que querem uma sociedade justa e igualitária. Não podemos falar em meritocracia se vivemos em uma sociedade machista. Por isso, parabenizo e agradeço o prefeito da cidade, Ricardo Mascarenhas, pelo convite”, disse Maíra.

Veja mais fotos

1 / 12

Homenagens
Durante o evento, foi feita uma homenagem da prefeitura municipal às mulheres que se destacam na sociedade pelo trabalho que realizam em suas atividades, com o troféu ‘Nossa Força Tem Vários Nomes’. O ato foi conduzido pela secretária de Comunicação, Ana Fabricia de Mattos.

Entre as homenageadas estavam a empreendedora educacional, Telma Mascate; a Coordenadora da Obra Social Lar dos Velhos, Sandra Oliveira; a representante da zona rural, Sueli da Lagoa do Curral; a vice-prefeita Maria José; a poetisa, professora, artista plástica e escritora Olga Magalhães; a cantora gospel Vanilda Guedes; a idealizadora da Casa dos Conselhos, Railda Oliveira; e a jornalista editora chefe do Jornal da Chapada (JC), Deninha Fernandes.

“O evento foi maravilhoso. Estou muito orgulhoso de minhas secretárias. Ser gestor é também dar espaço para que o profissional se desenvolva, e deixei que Fabricia [Comunicação] e Lívia [Ação Social] conduzissem o processo, e deu tudo muito certo. Afinal, são mulheres representando mulheres. Essa é nossa identidade: inovação e competência. E representamos isso muito bem nesse evento”, destacou o prefeito Ricardo Mascarenhas ao JC.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas