Ícone do site Jornal da Chapada

Estudantes da Chapada Diamantina devem receber visita de aprovado em 1° lugar para Direito na Ufba

foto
O secretário de Educação de Utinga, Guilherme de Cássio, com o jovem Lívio Trindade e sua família durante encontro | FOTO: Divulgação/Ascom |

Estudante de escola pública, Lívio Pereira Rodrigues Trindade, de 18 anos, virou notícia em todos os meios no estado nos últimos meses. Ele estuda no CEEP Anísio Teixeira, em Salvador, e foi aprovado em 1° lugar no Curso de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Lívio e seus pais estiveram reunidos com o secretário de Educação de Utinga, na Chapada Diamantina, Guilherme de Cássio, que procurou o jovem para que pudesse visitar o município e incentivar os jovens a acreditarem e lutarem por seus ideais. Lá, o secretário descobriu que a mãe de Lívio, Cristina Pereira, é da Chapada. Ela é nascida em Rumo, povoado do município de Itaetê.

Num encontro descontraído, ficou firmada a parceria para que Lívio vá não só a Utinga, como a outras cidades da região. “Poder contar minha história, poder mostrar que com esforço pessoal é possível chegar ao topo, será gratificante. A Escola Pública tem sim suas qualidades, tem bons profissionais, e cabe ao aluno buscar mais, fazer mais, e fazer sua parte. Tanto é possível, que eu consegui. E, se eu consegui, quero que muitos outros consigam. Estamos acostumados a ver as escolas particulares exibindo outdoors com os êxitos de seus estudantes, temos que mostrar que a escola pública também tem bons alunos”, afirmou Lívio.

Segundo Guilherme, a humildade de Lívio e de seus pais, e o interesse em multiplicar sua experiência são admiráveis. É importante saber que Lívio tem raízes na Chapada. Não é só o aluno da escola pública que venceu, é o aluno da escola pública cuja mãe saiu da zona rural. No roteiro para a primeira visita de Lívio à Chapada estão Utinga, Itaetê e Itaberaba. O Jornal da Chapada também será parceiro nesta vinda de Lívio à Chapada. “Saber que Lívio esteve com o secretário de Educação do Estado Walter Pinheiro, com o governador Rui Costa, e que no dia em que o telejornal da maior emissora da Bahia iria transmitir uma matéria sobre sua história, ele de pronto aceitou o convite para um café da manhã, mostra o quão humilde é este rapaz que, com certeza, tem muito a contribuir não só em sua carreira, mas também no futuro de tantos outros jovens”, disse o secretário.

“Sou estudante de escola pública e fiz o Ensino Médio no curso técnico em Segurança do Trabalho. Tive alguns professores fundamentais, como Antero Paulo Fernandes e Eclésio Farias de Marcedo, das disciplinas técnicas do curso. Antero chegou a me dar material de estudo de física e matemática. O CEEP Anísio Teixeira também teve um papel fundamental na minha escolha, uma vez que quando fiz o curso técnico tive acesso ao conteúdo de Normas Regulamentadoras, que abriu meus olhos para o curso de Direito. Minha mãe, Cristina Pereira, me auxiliou bastante nos estudos, em casa, chegando a organizar o meu ‘cantinho do guerreiro’, que é meu local de estudos, e sempre me levava lanches enquanto eu estudava, até tarde da noite. Ela e meu pai, Antônio Carlos, me deram todo o apoio e sem eles eu não conseguiria nada”, diz Lívio. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas