Ícone do site Jornal da Chapada

#Curaçá: Moradores recebem qualificação em turismo religioso que movimenta economia do município

capa
A cidade tem celebrações religiosas entre alguns dos seus principais atrativos | FOTO: Divulgação | 

No intuito de fortalecer a cadeia produtiva do turismo no município de Curaçá, no Vale do São Francisco, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) realizou cursos de qualificação nestas quarta e quinta-feira (14 e 15). A cidade tem celebrações religiosas entre alguns dos seus principais atrativos. A comunidade religiosa, empresários e trabalhadores de empreendimentos turísticos participaram. As ações de educação para o turismo tiveram início com palestra sobre noções conceituais, quando são apresentados aspectos fundamentais, como as definições de fluxo turístico, sazonalidade, cadeia produtiva e segmentação turística, dentre outros.

As discussões foram voltadas especialmente para o segmento do turismo religioso, que tem como principais ícones em Curaçá as festas de Nossa Senhora Aparecida (outubro) e São Benedito (dezembro), além da Missa do Vaqueiro, realizada em julho, responsável pela atração de mais de 10 mil visitantes. Entre os itens discutidos, desafios para o desenvolvimento do turismo religioso, benefícios, aspectos históricos e experiências de sucesso no Brasil e em outros países, como Aparecida, em São Paulo, e Fátima (Portugal).

Já na quinta-feira (15), os temas apresentados foram qualidade no atendimento ao turista e produção associada ao turismo, apresentada como alternativa para geração de emprego e renda. O objetivo é inserir produtos locais na cadeia do turismo, promovendo o fornecimento de insumos a hotéis, pousadas, bares, restaurantes e lojas de suvenires. As aulas foram ministradas por equipe técnica da Diretoria de Qualificação e Segmentos Turísticos da Setur. Jornal da Chapada com informações da Setur.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas