Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Caravana do Detran capacita servidores de Jacobina para formação de condutores

detran
O projeto ‘Caravana do Detran’ chegou à Jacobina na segunda (19) e segue até esta sexta (23) | FOTO: Divulgação/Detran |

Após flagrar um candidato à primeira habilitação fazendo consulta no celular durante a prova teórica na categoria B (carro), a 20ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizada em Jacobina, na Chapada Norte, anulou a prova, seguindo determinação administrativa do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). “O aluno só poderá remarcar a avaliação após 180 dias do fato ocorrido, o que vai gerar um grande atraso no processo de obtenção da carteira. Fica o exemplo que não vale a pena infringir as regras”, disse a coordenadora da Ciretran, Robervânia Rios.

A capacitação de servidores para a formação de condutores integra as ações do projeto ‘Caravana do Detran’, que chegou à Jacobina na segunda-feira (19) e segue até esta sexta (23), para ações educativas e de fiscalização. O uso do celular para burlar o processo de habilitação fez o órgão criar um novo procedimento.

“Não é permitido, em hipótese alguma, usar celular durante os exames teóricos. Para fazer a prova, o candidato deve entregar o telefone desligado e sem bateria ao instrutor”, explicou a técnica em habilitação do Detran, Nina Rosa Seixas. No município, são realizados, em média, 30 testes teóricos por mês. Das 40 questões, o candidato precisa acertar 28 para ser aprovado e passar à fase prática.

Blitzes de conscientização, palestras em escolas públicas e a fiscalização de clínicas, autoescolas, fabricantes de placas e empresas de vistoria veicular credenciadas ao Detran também fazem parte da programação. “Estamos mais próximos dos municípios do interior, com o objetivo de qualificar o atendimento à população e reforçar a segurança no trânsito”, afirmou o coordenador das Unidades Descentralizadas do Detran, João Xavier. As informações são do Detran.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas