Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Torres de comunicação vão auxiliar a prevenção, monitoramento e combate a incêndios

foto
De acordo com a Defesa Civil, a instalação das torres deve servir para evitar incêndios e que eles tomem proporções | FOTO: Mateus Pereira |

Foi publicado no Diário Oficial do Estado o aviso de licitação para a aquisição de torres de comunicação para a Chapada Diamantina. De acordo com informações da Defesa Civil, o órgão vai licitar no próximo dia 4 de abril, as 10 estações repetidoras de sinal de rádio HT que devem servir para a prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais que acontecem na região.

“Este importante sistema de rádio comunicação será um grande avanço na preservação do santuário ecológico situado no coração da Bahia, aonde nascem seus principais mananciais, a exemplo dos rios Paraguaçu e Rio das Contas”, aponta trecho de texto do site da Defesa Civil, publicado nesta terça-feira (20).

Ainda de acordo com as informações, o sistema de rádio comunicação será de extrema importância nas ações de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios – que todos os anos destroem matas ciliares, cobertura vegetal das nascentes, espécies raras da flora e da fauna, além de emitir toneladas de CO2 (dióxido de carbono) para a atmosfera, contribuindo para acelerar o aquecimento global e as consequentes mudanças climáticas.

A Defesa Civil informa também que o recurso aprovado e liberado pelo Ministério da Integração Nacional por meio de emenda parlamentar deve ser investido na implantação de sistema de comunicação de voz para ampliação de sinais de rádio (fixa/móvel) através da aquisição e instalação de Estações Repetidoras e Estações de rádio (VHF) e ainda a capacitação de brigadistas voluntários para  o seu uso. O órgão aponta que a região da Chapada Diamantina estará mais segura com o apoio deste sistema de comunicação. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas