Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Detran faz mutirão de exames práticos e capacita policiais no município de Jacobina

detran
Curso de atualização no preenchimento de autos de infração foi oferecido para 50 policiais militares | FOTO: Ascom/Detran |

A professora Marivânia Gomes, 38 anos, enfrentou, nesta quarta-feira (21), em Jacobina, na Chapada Norte, o exame prático de direção do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Ela se mostrou confiante, mas na hora de fazer a baliza, bateu no cone. “Imaginei que passaria para a etapa de rua. Estava tranquila, mas, infelizmente, vou ter que repetir o exame”. A docente foi uma das 60 pessoas atendidas no mutirão realizado na cidade pela ‘Caravana do Detran’.

Três examinadores de Salvador atuaram para zerar a demanda de testes nas categorias A (motos), B (carros) e D (ônibus), com 38 candidatos aprovados. De acordo com o examinador Roque Fraga, a baliza foi a maior dificuldade para os participantes . “O estacionamento dos veículos entre os cones é a primeira etapa da avaliação. Notei que os candidatos estavam muito nervosos e cometiam erros simples, como não alinhar o veículo corretamente, interromper o motor, exceder o tempo do teste e não sinalizar”.

Ainda em Jacobina, a caravana ofereceu o curso de atualização no preenchimento de autos de infração para 50 policiais militares da região. O objetivo é evitar erros que levem à anulação da autuação do condutor ou do veículo. “O erro mais cometido pelo agente de trânsito é a falta de informações importantes na lavratura do auto, como os códigos do município e da multa. São elementos que podem tornar nula a infração. Se o preenchimento for correto, teremos a diminuição dos recursos de defesa e celeridade nas decisões”, explicou a supervisora de processos de multas do Detran, Rafaela Santos Silva.

O soldado Luciano Bispo trabalha em blitzes de trânsito e saiu do curso motivado. “A capacitação foi bem esclarecedora. Ganhamos um manual prático que nos ensina a preencher cada campo do auto de infração. Vamos poder continuar treinando para fazer tudo certo no momento da abordagem”. As informações são do Detran-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas