Ícone do site Jornal da Chapada

Universidades baianas têm candidaturas aprovadas em núcleos de pesquisas de Rede Iberoamericana

ufsb
A rede é composta por pesquisadores de diversos países e 25 universidades-membros | FOTO: Reprodução |

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Growing With Applied Modeling and Multivaried Analysis (Gamma), grupo ligado à Universidade Federal da Bahia (Ufba), tiveram aprovadas, este mês, suas candidaturas a núcleos brasileiros da Red Iberoamericana de Estudios Cuantitativos Aplicados (Rideca). A rede é composta por pesquisadores de diversos países e 25 universidades-membros do Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha e México.

O Núcleo da UFSB foi oficializado sob a coordenação acadêmica do professor Ricardo Kalid, Pesquisador Emérito pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e a participação dos pesquisadores Kennedy Fernandes, Milton da Silva Júnior e Eduardo Cohim Silva, além do consultor Rilton Primo, que responde pela coordenação executiva do núcleo. Por sua vez, o núcleo Rideca-Gamma foi oficializado sob a coordenação acadêmica da professora Karla Esquerre e a participação dos pesquisadores Adonias Magdiel e Angelo Santana, ambos do Departamento de Engenharia Mecânica da Ufba.

Os núcleos Rideca-UFSB e Rideca-Gamma já estão em funcionamento e têm por objetivo central a promoção do uso de métodos quantitativos na análise de fenômenos, políticas e práticas de pesquisa na América Latina, considerada de especial importância para médicos, sociólogos, biólogos, economistas ecologistas, engenheiros ambientais, matemáticos e outros especialistas que trabalham ou estão interessados em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento humano, a saúde e o meio ambiente.

Devota a pesquisas, cooperação e intercâmbios de saberes por meio de eventos, plataformas e suportes de comunicações científicas, a Rideca acaba de publicar, na 13th International Conference on Operations Research (ICOR) o primeiro tomo da série “Métodos Cuantitativos Aplicados”, na forma do livro intitulado “Algoritmos, estrategias y modelos en las aplicaciones de métodos cuantitativos”, do qual Rilton Primo (CEALA/Ufba), José Rodríguez (UJAT/RIDECA), Marcelo Silva (IFBA/Ufba), Pieter de Jong (Ufba) e Ricardo Kalid (UFSB/Ufba) assinam o capítulo “Consumo y Generación de Energía como Macrosistema Ecológico: Rutas de Calentamiento de Agua Para Hogares Tropicales”.

Organizado conjuntamente pela Universidad de La Habana e pela Université Paris 1, Panthéon-Sorbonne, o 13th ICOR foi centrado nos temas de Otimização, Probabilidade e Estatística, Matemática Econômica, Algoritmos e Ensino em Investigação Operacional. Jornal da Chapada com informações da CEALA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas