Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Agricultores da região são mobilizados pela CAR para o edital ‘Alianças Produtivas’

capa34
A equipe está percorrendo toda a Bahia para conversar com cooperativas que tenham potencial para participar do edital no valor de R$ 60 milhões | FOTO: Divulgação/CAR |

Para garantir que o maior número de agricultores familiares se inscrevam e tenham acesso aos investimentos que serão realizados pelo Governo do Estado, por meio do edital Alianças Produtivas Territoriais, do projeto Bahia Produtiva, uma reunião com representantes de cooperativas da região foi realizada nesta quinta-feira (22), no município de Mucugê, no Território Chapada Diamantina. O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Wilson Dias, destacou que a equipe está percorrendo toda a Bahia para conversar com cooperativas que tenham potencial para participar do edital, no valor de R$ 60 milhões.

“Estamos na reta final das inscrições. Acreditamos no potencial das cooperativas baianas e estamos visitando vários municípios para conversar e tirar todas as dúvidas sobre como os projetos devem ser apresentados. Existem regras e um sistema eletrônico transparente, mas é importante que as cooperativas estejam preparadas”, explicou Wilson. O Edital Alianças Produtivas Territoriais (010/2018) é o primeiro edital na Bahia de apoio às cooperativas da agricultura familiar tendo como foco a relação comercial destas cooperativas e empresas privadas, incentivando a inclusão no mercado e as oportunidades de negócio.

As Manifestações de Interesse (MI) devem ser inscritas até 4 de maio, mediante preenchimento do formulário no sistema disponível no site da CAR, onde podem ser encontradas todas as informações sobre os editais. O presidente da Cooperativa de Pequenos Agricultores de Mucugê (Coopchapada), Jairo Aguiar, afirmou que a cooperativa concorrerá ao edital. “A gente depende de parceiros comerciais. A expectativa é que com o edital agregue mais cooperados e mais valor aos produtos. Vai causar um impacto grande na vida dos produtores. Durante a reunião, conseguimos esclarecer alguns pontos que tínhamos dúvidas. Agora é fazer a inscrição e torcer para ganhar”.

Na oportunidade, a Coopchapada realizou o Cadastro das Agroindústrias da Agricultura Familiar (CAAF), uma das exigências do edital. O serviço é oferecido gratuitamente pelos Agentes Territoriais do Bahia Produtiva espalhados por toda a Bahia. Na Chapada Diamantina, os agentes territoriais podem ser encontrados do Escritório Territorial da CAR, na Rua Manoel Teixeira Leite, n° 230, Centro, em Seabra. Os telefones de contato são: (75) 3331-1069/1233. As informações são da SDR.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas