Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Caravana do Detran ensina noções de trânsito a estudantes da zona rural de Jacobina

capa
Os alunos assistiram a vídeos sobre trânsito responsável e participaram de oficinas de pintura e colagem alusivas ao tema | FOTO: Ascom/Detran |

“A educação é o caminho para a formação da nova geração de condutores mais conscientes, sem medir distâncias”. A frase abriu a palestra do instrutor Antônio Matos, no Colégio Municipal Pedro Daltro, localizado no distrito de Junco, em Jacobina, centro norte baiano, em evento promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), como parte das ações educativas da ‘Caravana do Detran’ na cidade.

Mais de 150 alunos acompanharam orientações sobre noções de tráfego e respeito às leis, que integram o projeto ‘Trânsito Cidadão’, uma parceria do órgão com o Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos (Imic). A iniciativa, realizada na quarta-feira (21), surpreendeu estudantes e professores,

“Foi uma novidade que não esperávamos. A realidade na zona rural é preocupante. Temos menores pilotando motos sem habilitação e equipamentos de segurança. Estávamos precisando de algum especialista no assunto para orientar os jovens, com o objetivo de evitar mais acidentes por aqui”, declarou o diretor do colégio, João Marcelo Machado.

Os alunos também assistiram a vídeos sobre trânsito responsável e participaram de oficinas de pintura e colagem alusivas ao tema. A estudante Kaline Neves, 12 anos, desconhecia as regras para conduzir uma moto ‘cinquentinha’. “Via colegas da minha idade circulando sem capacete e achava normal. Aprendi que a realidade é outra, e que elas não têm nem idade para pilotar. Vou chamar a atenção de todo mundo sobre os riscos de acidentes”.

A caravana ainda realizou palestras em escolas dos distritos de Novo Paraíso e Lages do Batata e na sede do município. Aproximadamente 600 estudantes de Jacobina, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, foram alcançados pelas ações educativas do Detran. As informações são do Detran-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas