Ícone do site Jornal da Chapada

Itaberaba: ExpoVale se consagra como a maior feira de agronegócio da região chapadeira

capa
O prefeito Ricardo Mascarenhas recebeu autoridades políticas estaduais e falou da importância do evento para o setor agropecuário na Bahia | FOTO: Montagem do JC |

A Exposição Agropecuária do Vale do Médio Paraguaçu (ExpoVale), realizada em Itaberaba durante as comemorações aos 141 anos do município, se consagra como a maior feira de agronegócio da região da Chapada Diamantina e do Território do Piemonte do Paraguaçu. Com um final de semana agitado por conta das homenagens à data magna, o último sábado (24) começou cedo para o prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB). Incentivador da ExpoVale, o gestor municipal e sua equipe recepcionaram o vice-governador João Leão (PP) e seu filho o deputado federal Cacá Leão (PP), além do secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) Jerônimo Rodrigues, no aeroporto da cidade vizinha Ruy Barbosa.

“Estamos em Itaberaba para participar da abertura da ExpoVale, um evento que está divulgando a força do setor agropecuário e compartilhando com o produtor, por meio das empresas, as novas tecnologias do ramo, como implementos para irrigação, tratores, dentre outras máquinas, e diversos cursos que ajudam o agricultor a conviver com as intempéries do semiárido. A Feira de Itaberaba é importante pela força que tem a pecuária da região. É um evento que a gente têm que estar colado, pois dinamiza o desenvolvimento regional”, disse Jerônimo Rodrigues.

O prefeito Ricardo Mascarenhas falou da importância do evento para o setor agropecuário na Bahia e do empenho em manter a ExpoVale no calendário anual de atividades. “Nós trouxemos de volta a feira agropecuária de Itaberaba há dois anos apenas, mas hoje o que vemos é uma musculatura de feira já consolidada no ranking baiano”, disse o prefeito Ricardo. Ainda participaram da recepção às autoridades estaduais o presidente da Federação da Agricultura do Estado, Humberto Oliveira, o pré-candidato a deputado estadual Eduardo Alencar, além de secretários municipais, vereadores da base aliada e empresários locais de diversos segmentos, consequentemente impactados pelo evento, como hotéis e restaurantes.

Já no município de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas e comitiva participaram de coffee break no saguão do Hotel Flor da Chapada. Em seguida, foram em carreata para o Parque de Exposições Luiz Bezerra, onde fizeram a abertura oficial da Expovale. Durante a permanência da comitiva no parque, o prefeito de Itaberaba, o deputado Cacá Leão e os demais membros da comitiva, conversaram com produtores, visitaram stands, entregaram troféus aos proprietários dos cavalos ganhadores da competição, como Ricardo Barbosa de Oliveira, do Haras RB (Coração de Maria), com o cavalo Hugo de Luanda, campeão de Marcha Batida na categoria Adulto, e Severino Pinheiro Pinball, do Haras Pinball (Santo Amaro), com o cavalo Vapor do Pinball, campeão de Marcha Batida na categoria Cavalo Jovem.

Confira mais fotos

1 / 12

O prefeito e os visitantes também assinaram o livro de abertura do evento, na presença do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itaberaba, Alfredo Bezerra. “A parceria com o Governo do Estado e o município superou as nossas expectativas. E o sucesso do evento se deve a essas parcerias entre o sistema Faebe/Senar e o prefeito Ricardo Mascarenhas, que hoje, posso chamar de parceiro nesse evento que veio para durar, ou seja, se transformar em um Posto do Agronegócio Regional”, destacou Bezerra.

Quem foi ao parque percebeu o crescimento do evento desde a sua primeira edição com a confirmação da parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura da administração ‘Cidade de Todos. Este ano, o evento chamou ainda mais a atenção de produtores, do comércio da região e do governo estadual, que garantiu todo aporte financeiro necessário para sua realização. Essa segunda ExpoVale teve a participação de produtores de 50 municípios, com a comercialização de animais, artesanato, além, dos produtos produzidos pela agricultura familiar. Os pecuaristas e produtores já comemoram o sucesso.

“A prefeitura está de parabéns. A feira é um modo de proporcionar sustentação à criação e produção de leite, e a Expovale ofereceu toda estrutura, nossa expectativa é de ótimos negócios esse ano”, disse animado Wilson Cardoso, produtor rural da região da Chapada Diamantina. Segundo informações, só no primeiro dia do evento, R$950 mil em negócios, entre vendas de animais, tratores, caminhões, o que indica que a perspectiva inicial de R$3 milhões será facilmente superada. Foi um total de 230 expositores, entre produtores e pecuaristas, merecendo destaque para os Cavalos da Raça Campolina do produtor Nivaldo Fernandes, proprietário do Haras do Vovô (Itaberaba).

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas