Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Vaca dá à luz a dois bezerros de uma vez e espanta criadores na zona rural de Mucugê

vaca
O caso aconteceu no município chapadeiro neste mês de março; a vaca tem dois anos e nunca tinha dado cria | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Os moradores da Fazenda Campinhos, no povoado de João Correia – zona rural do município de Mucugê, na Chapada Diamantina, se surpreenderam com o nascimento de dois bezerros ao mesmo tempo de uma vaca leiteira neste mês de março. Os animais gêmeos são cuidados pelo criador Marlito Ferreira da Silva. Ele disse ao Jornal da Chapada que a vaca tem dois anos, nunca tinha dado cria e foi a primeira vez que viu um fato como esse acontecer.

“Realmente é muito raro ter notícias de nascimento gemelar em bovinos e quando acontece é assim. Todo mundo se espanta com a capacidade da vaca, que nesse caso não tem raça definida”, salienta Silva. Existem casos semelhantes em outras regiões da Bahia, como a vaca que deu à luz a dois bezerros gêmeos em um intervalo de 13 dias de diferença. Esse caso ocorreu no mês de fevereiro de 2018 no município de Camacan, no sul do estado.

O médico veterinário Jorge Moura, que tem quase 40 anos de profissão, disse ao site G1, que nunca soube de um caso como esse. Para ele, a vaca pode ter apresentado problemas hormonais. O animal pode ter ovulado mais de uma vez, enquanto estava prenha. “Ela pode ter ovulado novamente. Isso, a gente tem que ver também se tomou alguma medicação para acontecer isso. É um caso raro. Não é normal”, salienta o médico.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas