Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Facebook tira do ar páginas que disseminavam notícias sobre Jair Bolsonaro

Brasília - O deputado Jair Bolsonaro durante promulgação da Emenda Constitucional 77, que permite médicos militares trabalharem no SUS (Antonio Cruz/Agência Brasil)

jair
O parlamentar e sua assessoria ainda não comentaram sobre o assunto | FOTO: Reprodução |

O Facebook tirou do ar esta semana duas páginas ligadas ao deputado federal e pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL-RJ), que, juntas, têm mais de 900 mil seguidores. Uma delas, a ‘Jair Bolsonaro presidente 2018’, tinha 845.610 seguidores. A outra, ‘Jair Bolsonaro presidente 2.0’, contava com 71.445. Em meio à maior crise de sua história, a rede social de Mark Zuckerberg tenta demonstrar que combate as notícias falsas e o discurso de ódio. As informações são da jornalista Isadora Peron, do Estado de S. Paulo.

A Coluna do jornal paulista acessou as duas páginas na última segunda-feira (26). Na sexta (30), no entanto, a mensagem que aparece é ‘Esta Página não está disponível’ e que ‘O link que você seguiu pode estar quebrado ou a página pode ter sido removida’. Segundo o professor Pablo Ortellado, da USP, ‘as páginas eram usadas para disseminar o ecossistema de sites de notícias ultra-engajadas do Bolsonaro, como AconteceuAi, HojeNoticias e PlantaoNews’. Procurado, o Facebook não comentou o assunto. A assessoria de Bolsonaro também não se manifestou. As informações são do Brasil 247 e do Estadão.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas