Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Hospital filantrópico em Ibitiara fecha por falta de recursos; Sesab responde a denúncia

O hospital Padre Aldo Coppola já não funciona mais a partir desta terça-feira | FOTO: Reprodução/Bocão News |

O Hospital filantrópico Padre Aldo Coppola, no município Ibitiara, na Chapada Diamantina, vai fechar as portas por falta de recursos públicos. A denúncia é do Padre Nicivaldo de Oliveira Evangelista, diretor da unidade, e foi publicada pelo site Bocão News. O diretor entrou em contato com o site nesta segunda-feira (2) e falou sobre o corte de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para o hospital. Segundo o padre, o hospital conseguia se manter através do repasse do SUS, no entanto, após um reajuste de 50% na Programação Pactuada e Integrada (PPI) não está mais sendo possível continuar com os serviços do hospital.

Através de uma nota oficial, Padre Nicivaldo informou que nesta terça-feira (3) a unidade de saúde já não estará mais funcionando. “Como diretor presidente da SABI [Sociedade Assistencial Beneficente de Ibitiara], não posso permitir que um endividamento maior aconteça. Neste sentido, com muita dor e muito pesar, seremos obrigados a fechar o Hospital. Assim sendo, venho comunicar a todos os sócios, conselho fiscal, colaboradores do Hospital, e a população interessada, que amanhã [terça] às 19h30, no salão paroquial de Ibitiara, estaremos fazendo os devidos esclarecimentos sobre a nossa triste decisão”, salienta em nota.

Resposta da Sesab
A Secretaria de Estado de Saúde da Bahia (Sesab) afirmou em nota ao site Bocão News que as unidades de saúde privada e filantrópica apenas complementam os serviços do SUS e não há necessidade de manter os recursos após abertura do Hospital da Chapada, em Seabra. “Com a abertura do Hospital Regional da Chapada em dezembro de 2017, com 101 leitos e serviços de média e alta complexidade, não haveria justificativa técnica para alocar recursos em hospitais filantrópicos, como em Ibitiara, sendo que o Estado possui uma unidade recém-inaugurada”.

Contudo, o Hospital da Chapada atende 11 municípios da região. Na inauguração do equipamento, em dezembro do ano passado, o governador Rui Costa informou que a unidade atenderia mais de 223 mil pessoas dos municípios beneficiados, com 101 leitos, UTIs, centros de imagem e cirúrgicos e ambulatório. A população de Ibitiara terá que se deslocar até Seabra para realizar os procedimentos de saúde. Jornal da Chapada com informações do Bocão News.

Confira texto de denúncia divulgado pela direção da unidade de saúde:

Depois de muita ansiedade, tentativa de busca de soluções, muita espera e reflexão com muito sofrimento, chegamos a uma triste conclusão: ESTAREMOS NESTA TERÇA-FEIRA PRÓXIMA, DIA 03 DE ABRIL, FECHANDO AS PORTAS DO HOSPITAL PADRE ALDO, EM IBITIARA. Consideramos a decisão administrativa do Governo do Estado bastante equivocada quando resolveu estabelecer um corte de 50% dos recursos do SUS que mantinham o funcionamento da nossa unidade hospitalar. Com o recurso que recebia, já sofríamos sérias dificuldades para manter o funcionamento mínimo do Hospital, tendo que contar sempre com a ajuda da população.

Nosso quadro de funcionários opera no mínimo para a demanda existente. Imagine agora funcionar com metade do recurso?! Desde fevereiro tentamos entrar em diálogo com os gestores dos municípios de Novo Horizonte e Ibitiara para poderem buscar uma solução política junto ao Governo do Estado. Não obtivemos, concretamente, nenhuma resposta até o presente momento.

Como Diretor Presidente da SABI, não posso permitir que um endividamento maior aconteça. Neste sentido, com muita dor e muito pesar, seremos obrigados a fechar o Hospital. Assim sendo, venho comunicar a todos os sócios, conselho fiscal, colaboradores do Hospital, e a população interessada, que amanhã às 19:30, no salão paroquial de Ibitiara, estaremos fazendo os devidos esclarecimentos sobre a nossa triste decisão.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas