Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Projeto cultural ‘Grãos de Luz e Griô’ é lançado pela Secretaria de Educação de Itaetê

foto2
O secretário de educação de Itaetê, Leonídio Damasceno, assinou o termo de compromisso com o projeto | FOTO: Raiza Vilela |

Em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, a Secretaria de Educação de Itaetê lançou na noite da última quarta-feira (4) a segunda etapa do projeto ‘Grãos de Luz e Griô’. No município da Chapada Diamantina, o projeto atuará na sede, com parceria da casa de cultura Rosa Preta, e nas comunidades Rosely Nunes, Colônia e Baixão. Segundo o coordenador do projeto, Márcio Caires, o objetivo é construir uma parceria com o município e essas comunidades.

“Já iniciamos um trabalho no ano passado com turismo comunitário e economia solidária. Apoiamos pontos como restaurante familiar, pousadas, grupos culturais e produções artesanais nessas comunidades. A ideia é que a renda fique nas comunidades e não nas agências”, explica. Durante o evento, foram apresentados os três agentes de cultura que terão a missão de identificar e mapear as tradições culturais no município.

1 / 9

“Vamos fazer um curso da pedagogia Griô e uma formação com os professores das escolas dessas comunidades”, disse a presidente da Rosa Preta e agente cultural da sede, Lisias Azevedo. Três computadores foram entregues para as escolas e centros culturais das comunidades e uma câmera fotográfica para a Rosa Preta.

Na ocasião, também foi lançado o livro ‘Jarê: histórias contadas’, da autora Luciene Cruz, e o calendário das atividades culturais dos município de Itaetê, Lençóis, Utinga e Andaraí. O secretário de educação de Itaetê, Leonídio Damasceno, assinou o termo de compromisso com o projeto. “Estou muito feliz em continuar com essa parceria que iniciou ano passado. Cultura é essencial para qualquer administração”, disse. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas