Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Deputado defende ações no MPT e SRT em prol dos trabalhadores demitidos de fábrica em Ituaçu

fto
O parlamentar federal Benito Gama durante encontro com representantes do MPT e da SRT em Salvador | FOTO: Luzi Pimentel |

Com objetivo de reverter o quadro de desemprego gerado após fechamento da fábrica de cimento Itaguarana, localizada no município de Ituaçu, na Chapada Diamantina, o deputado federal Benito Gama (PTB-BA) se reuniu, na noite da última segunda-feira (9), com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Luís Carneiro Filho e a superintendente regional do Trabalho e Emprego da Bahia (SRT-BA), Gerta Schultz Fahel, em Salvador. Durante a reunião realizada na sede da SRT, Benito Gama disse que medidas efetivas já estão sendo adotadas para este caso.

A superintendente regional do Trabalho e Emprego e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho também manifestaram compromisso em defender os direitos dos trabalhadores | FOTO: Divulgação/Luzi Pimentel |

“Discutimos os principais pontos e agora é agir rápido para que eles [trabalhadores demitidos] não sejam ainda mais prejudicados. O MPT e SRT são órgãos fundamentais neste processo”, disse. Cerca de 500 empregados foram demitidos e sem justa causa. Segundo o parlamentar baiano, os reflexos são notórios com a redução drástica da movimentação da economia local. “Por isso, é preciso também restabelecer este setor no município e região para criar novas oportunidades de realocação destes trabalhadores”, afirmou Benito Gama.

“Esta fábrica do Grupo Nassau, Itaguarana, há 40 anos lucra naquela terra, que é também minha terra natal. Nestes anos todos em que esteve instalada em Ituaçu aproveitou os incentivos fiscais do Governo Federal, do imposto de renda do IPI, ICMS e agora fecham as portas. Não vamos deixar isso ficar assim”, completou o deputado. A superintendente regional do Trabalho e Emprego da Bahia, Gerta Schultz Fahel, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia também manifestaram compromisso em defender esta causa em prol dos direitos dos trabalhadores baianos. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas