Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Assembleia leva políticos de esquerda e movimentos para sessão em solidariedade a Lula

A iniciativa foi do presidente da Casa Ângelo Coronel | FOTO: Divulgação |

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizou, nesta sexta-feira (13), uma sessão especial em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A iniciativa foi do presidente da Casa Ângelo Coronel (PSD) “em consideração aos relevantes serviços prestados por ele à Bahia e ao Brasil”. A plenária atraiu parlamentares e dirigentes de vários partidos, militantes, representantes do poder executivo, movimentos sociais e sindicatos. O presidente da Casa iniciou o discurso afirmando que nunca na história deste país a constituição federal tem sido tão violentada por integrantes de importantes instituições.

Coronel explicou que teve a ideia de realizar essa sessão em desagravo a quem os últimos fatos da história política brasileira vem transformando verdadeiramente. Emocionado, o deputado falou que “o homenageado dessa sessão especial se encontra neste momento sob a privação de sua liberdade em um espaço de apenas 15 metros quadrados, embora tenha sido o melhor presidente de um país com 8 e meio milhões de metros quadrados”.

O governador Rui Costa (PT), que esteve em Curitiba esta semana, afirmou “que na história de vida, de cada um de nós, está a dedicação para construirmos um país melhor. Um país de direitos iguais para todos, com respeito às diferenças. Esse país é o país que Lula sonhou desde o começou de sua carreira política”.

Veja mais fotos

1 / 8

As centrais sindicais se uniram em torno desta luta. O presidente da CUT-Bahia, Cedro Silva, parabenizou as centrais, os movimentos sociais e populares que têm estado nas ruas, garantindo a resistência, “para que o nosso Brasil volte à democracia e para que possamos tirar o nosso Lula de onde está, para que ele tenha a liberdade”. A iniciativa da Assembleia Legislativa será repetida por câmaras de vereadores e outros espaços institucionais, adianta o presidente do PT da Bahia, Everaldo Anunciação.

Ele afirma que “além das ruas vamos levar esta luta para as câmaras de vereadores, escolas universidades e outros espaços”. Everaldo entende que grande parcela da população já percebeu que estas perseguições e arbitrariedades contra Lula só tem um objetivo: impedir que o melhor presidente da história do Brasil se candidate democraticamente. Com informações do PT da Bahia.

Assista a sessão completa

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas